ACERVO AVANTE
ACERVO AVANTE
Publicações
Quem Somos
Educadores - Conteúdos Formativos
Guia Acessível 2025
Pela Inclusão: os argumentos favoráveis à educação inclusiva e pela inconstitucionalidade do Decreto nº 10.502/2020
Tecendo Fios: ensinar e aprender
Espaços de Maravilhamento
Livro Irecê – Formar para transformar
Relação escola-família-comunidade
Módulos – Formação de profissionais da Educação Infantil
Formação em serviço para os profissionais da educação infantil das secretarias municipais de educação de Goiás
Educação Integral nas Infâncias
Coordenador pedagógico
Projeto trilha das artes
Paralapracá
Nossa Rede Educação Infantil
Indicadores da Qualidade na Educação Infantil da Rede Municipal de Ensino de Salvador – 2022
Referencial curricular municipal para a educação infantil de Salvador
Guia Nossa Rede Educação Infantil: Orientações do projeto pedagógico para educação
Orientações para a gestão das instituições da educação infantil
Orientações pedagógicas para professoras/es da pré-escola
Álbum de desenvolvimento
Portfólios
Pranchas para profissionais da creche
Agendas Nossa Rede
Álbum de experiências da pré-escola
Diário da Família
Brincar
Participação de Crianças e Adolescentes
Educar sem violência: cartas para sentir, pensar e aprender
Escutas de Crianças para Elaboração do Plano Municipal pela Primeira Infância
VOZES DE AGENTES DO SISTEMA DE GARANTIA DE DIREITOS – O Que Elas Pensam e Querem Para a Cidade do Salvador
VOZES DOS ADOLESCENTES – O Que Elas Pensam e Querem Para a Cidade do Salvador
VOZES DAS CRIANÇAS – O Que Elas Pensam e Querem Para a Cidade do Salvador
Módulos Posso Falar?
Deixa eu falar
Sistematização Webconexões – Como transformar o mundo adulto, a partir da perspectiva das crianças?
Enfrentamento ao Trabalho Infantil
Fortalecimento do SGD
Módulo formativo – Plano Estadual pela Primeira Infância – Sergipe
Revista Lugar de Criança
Módulos Formativos – Primeira Infância Cidadã (PIC)
Primeira Infância no Sistema de Garantia de Direitos de Crianças e Adolescentes
Brincar pra quê?
Trabalho infantil na indústria da moda no município de Riacho das Almas – PE
Encontro de Formação de Reeditores Sociais do Território da Bacia do Paramirim
O olhar do Conselho Municipal de educação e da sociedade civil sobre a educação infantil em 10 municípios baianos
Módulos Posso Falar?
Módulos formativos do Tece e Acontece
Participação Cidadã
Fortalecimento Familiar e Comunitário
Educar sem violência: cartas para sentir, pensar e aprender
Rede de Referência
Cartilha Covid-19
Módulos formativos do Tece e Acontece
Primeira Infância em Movimento
Trabalho infantil na indústria da moda no município de Riacho das Almas – PE
Módulos dos projetos Mulheres da Paz
Criança Pequena – Modos de cuidar e educar
Agenda 21 Calabar – Registro pedagógico
A família como contexto de desenvolvimento humano
Família cidadã, família protegida
Cuida bem de mim
Pesquisas, Diagnósticos e Mapeamentos
Avaliação Externa Programa Melhoria da Educação
Diagnóstico Situacional da Primeira Infância
Ser Criança
Diagnóstico da relação escola-família- comunidade na rede municipal do paulista – Pernambuco
Contextualização do Trabalho Infantil no Território de Identidade da Bacia do Paramirim e ações de enfrentamento adotadas pelos municípios no âmbito do Projeto
Campanha Cadê Nossa Boneca?
Politicas de Segurança Pública e Repercussões sobre a Infância – Relatório de Pesquisa
Apoio e atenção às vítimas e vulneráveis ao trabalho escravo no estado da Bahia
Diagnóstico socioterritorial – Mata Escura, Calabetão, Jardim Santo Inácio
Modos de cuidar – dever de casa, do Estado e da sociedade
Mapas de políticas públicas
Artigos, Teses e Manifestos
A leitura e a escrita na Educação Infantil – Explicitando a visão embutida no projeto Paralapracá
Carta para gabinete de transição – Coalizão Brasileira pela Educação Inclusiva
Contribuições para a equipe de transição da educação – Governo Lula
Nota de Repúdio: Entraves à interrupção da gravidez em casos de estupro
Carta ao parlamentares em apoio ao decreto nº 8 243 que institui a PNPS e o SNPS
Carta – Parceria Global para o Fim da Violência contra Criança
Educação infantil: mostra a tua cara
Formação de educadores: aprendizagem e vida
Ead Paralapracá: Educação a distância, sem distância
Avante sugere ao FNDE alterações em texto de Edital referente a materiais didáticos para Educação
Carta de Posicionamento da Avante aos deputados do CCJ Contra a redução da maioridade penal
Avante responde consulta pública do CNE e se posiciona contra EAD para Educação Infantil
Manifesto Contra a Regulamentação da Educação Domiciliar e em Defesa do Investimento nas Escolas Públicas
Manifestação aos parlamentares pela rejeição do PL 3.179/2012
Versão digital da revista bem cuidar – 5ª edição
Nota Pública – Undime
Manifesto em Defesa do ECA
Avante Indica
Guardiãs da Infância
Caderno Busca Ativa Escolar e Proteção contra as violências
Guia para elaboração do Plano Municipal pela Primeira Infância
Política de educação infantil no Brasil
Qualidade na educação infantil : um processo aberto, um conceito de construção
Enfrentamento da Cultura do Fracasso Escolar
Plano Municipal pela Primeira Infância – Maceió
Referencial Curricular de Maceió para Ensino Fundamental
Referencial Curricular de Maceió para a Educação Infantil
Mapeamento da ação finalística “Criança com saúde” – Obesidade Infantil
O que a criança não pode ficar sem, por ela mesma
Educação infantil nos países do Mercosul – Analise comparativa da Legislação
Caminhos do direito de aprender
Plano Nacional Pela Primeira Infância – 2020/2030
“O coordenador pedagógico da Educação Infantil em Formação”
Entrevista: Qualidade na Educação Infantil
Opine Nova Iguaçu
Critérios para um Atendimento em Creches que Respeite os Direitos Fundamentais das Crianças
Dúvidas mais frequentes sobre educação infantil
Revista Virtual de Gestão de iniciativas Sociais – n 8
O Educador no Cotidiano das Crianças: Organizador e Problematizador
Indicadores Escola Ideal
Jardim das brincadeiras – Uma estratégia lúdica para a educação ecológica
Agenda Pela Infância 2015 – 2018
As desigualdades na escolarização no Brasil – Relatório de observação nº 5
Gênero e Diversidade Sexual na Escola: reconhecer diferenças e superar preconceitos
Educação Infantil e práticas promotoras de Igualdade Racial
Voto do Movimento Nacional dos Direitos Humanos (MNDH)
Diretrizes curriculares nacionais para a educação infantil
Cadernos temáticos sobre tráfico de pessoas (vol 1)
Registro do Seminário Nacional Paternidade e Primeira Infância
Todos pelos direitos – deficiência intelectual, cidadania e combate à violência
Experiências do cotidiano na educação infantil em Joinville
Revista Divulgação – Saúde e infância
15 anos de atuação da criança segura no Brasil
A educação integral como resposta à ruptura
Quem está na escuta?
A Força do Amor
Manual de Defesa contra a Censura na Escola
Parâmetros de escuta de crianças e adolescentes em situação de violência
Caderno de Direitos: Retorno à creche e à escola
Nota Pública – Undime
Novo Guia COVID-19: Reabertura das Escolas
Os desafios da Educação Integral – Novas premissas
Para um retorno à escola e à creche que respeite os direitos fundamentais de crianças, famílias e educadores
História e cultura africana e afro-brasileira na educação infantil
Fundamentos do desenvolvimento infantil
Dossiê FMEI 5 anos é na Educação Infantil
Guia para gestão de organizações sociais de base comunitária
Economia solidária
Desafio na infância e na adolescência no Brasil
Política de atenção à gestante
Escravo nem pensar
Artigo 31 da convenção dos direitos da criança
ECA faz 25 anos
Defensoria pública e conselho tutelar
O olhar da criança sobre o mundo
Cinco chaves para uma alimentacao segura
1º seminário: A criança e sua participação na cidade
Cartilha de direitos humanos
Global Index of health inequality for children la brecha asesina un índice global de la desigualdad
Por ser menina no Brasil: Crescendo entre direitos e violências
Mapeamento da ação finalística evitando : Acidentes na primeira infância
Projetos pedagógicos na educação infantil
Plano Municipal pela Primeira Infância
Políticas de Segurança e Direitos Humanos: Enfocando a primeira infância, infância e adolescência