ACERVO AVANTE
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Quem Somos
Educadores - Conteúdos Formativos

Pela Inclusão: os argumentos favoráveis à educação inclusiva e pela inconstitucionalidade do Decreto nº 10.502/2020

Tecendo Fios: ensinar e aprender

Espaços de Maravilhamento

Livro Irecê – Formar para transformar

Relação escola-família-comunidade

Módulos – Formação de profissionais da Educação Infantil

Formação em serviço para os profissionais da educação infantil das secretarias municipais de educação de Goiás

Educação Integral nas Infâncias

Coordenador pedagógico

Projeto trilha das artes
Paralapracá
Nossa Rede Educação Infantil

Indicadores da Qualidade na Educação Infantil da Rede Municipal de Ensino de Salvador – 2022

Referencial curricular municipal para a educação infantil de Salvador

Guia Nossa Rede Educação Infantil: Orientações do projeto pedagógico para educação

Orientações para a gestão das instituições da educação infantil

Orientações pedagógicas para professoras/es da pré-escola

Álbum de desenvolvimento

Portfólios

Pranchas para profissionais da creche

Agendas Nossa Rede

Álbum de experiências da pré-escola

Diário da Família
Brincar
Participação de Crianças e Adolescentes

Educar sem violência: cartas para sentir, pensar e aprender

Escutas de Crianças para Elaboração do Plano Municipal pela Primeira Infância

VOZES DE AGENTES DO SISTEMA DE GARANTIA DE DIREITOS – O Que Elas Pensam e Querem Para a Cidade do Salvador

VOZES DOS ADOLESCENTES – O Que Elas Pensam e Querem Para a Cidade do Salvador

VOZES DAS CRIANÇAS – O Que Elas Pensam e Querem Para a Cidade do Salvador

Módulos Posso Falar?

Deixa eu falar

Sistematização Webconexões – Como transformar o mundo adulto, a partir da perspectiva das crianças?
Enfrentamento ao Trabalho Infantil
Fortalecimento do SGD

Módulos Formativos – Primeira Infância Cidadã (PIC)

Brincar pra quê?

O olhar do Conselho Municipal de educação e da sociedade civil sobre a educação infantil em 10 municípios baianos

Primeira Infância no Sistema de Garantia de Direitos de Crianças e Adolescentes

Trabalho infantil na indústria da moda no município de Riacho das Almas – PE

Módulos Posso Falar?

Módulos formativos do Tece e Acontece

Encontro de Formação de Reeditores Sociais do Território da Bacia do Paramirim

Revista Lugar de Criança
Participação Cidadã
Fortalecimento Familiar e Comunitário

Educar sem violência: cartas para sentir, pensar e aprender

Rede de Referência

Cartilha Covid-19

Módulos formativos do Tece e Acontece

Primeira Infância em Movimento

Trabalho infantil na indústria da moda no município de Riacho das Almas – PE

Módulos dos projetos Mulheres da Paz

Criança Pequena – Modos de cuidar e educar

Agenda 21 Calabar – Registro pedagógico

A família como contexto de desenvolvimento humano

Família cidadã, família protegida

Cuida bem de mim
Pesquisas, Diagnósticos e Mapeamentos

Avaliação Externa Programa Melhoria da Educação

Diagnóstico Situacional da Primeira Infância

Ser Criança

Diagnóstico da relação escola-família- comunidade na rede municipal do paulista – Pernambuco

Contextualização do Trabalho Infantil no Território de Identidade da Bacia do Paramirim e ações de enfrentamento adotadas pelos municípios no âmbito do Projeto

Campanha Cadê Nossa Boneca?

Politicas de Segurança Pública e Repercussões sobre a Infância – Relatório de Pesquisa

Apoio e atenção às vítimas e vulneráveis ao trabalho escravo no estado da Bahia

Diagnóstico socioterritorial – Mata Escura, Calabetão, Jardim Santo Inácio

Modos de cuidar – dever de casa, do Estado e da sociedade

Mapas de políticas públicas
Artigos, Teses e Manifestos

A leitura e a escrita na Educação Infantil – Explicitando a visão embutida no projeto Paralapracá

Carta para gabinete de transição – Coalizão Brasileira pela Educação Inclusiva

Contribuições para a equipe de transição da educação – Governo Lula

Nota de Repúdio: Entraves à interrupção da gravidez em casos de estupro

Carta ao parlamentares em apoio ao decreto nº 8 243 que institui a PNPS e o SNPS

Carta – Parceria Global para o Fim da Violência contra Criança

Educação infantil: mostra a tua cara

Formação de educadores: aprendizagem e vida

Ead Paralapracá: Educação a distância, sem distância

Avante sugere ao FNDE alterações em texto de Edital referente a materiais didáticos para Educação

Carta de Posicionamento da Avante aos deputados do CCJ Contra a redução da maioridade penal

Avante responde consulta pública do CNE e se posiciona contra EAD para Educação Infantil

Manifesto Contra a Regulamentação da Educação Domiciliar e em Defesa do Investimento nas Escolas Públicas

Manifestação aos parlamentares pela rejeição do PL 3.179/2012

Versão digital da revista bem cuidar – 5ª edição

Nota Pública – Undime

Manifesto em Defesa do ECA
Avante Indica

Caderno Busca Ativa Escolar e Proteção contra as violências

Guia para elaboração do Plano Municipal pela Primeira Infância

Política de educação infantil no Brasil

Qualidade na educação infantil : um processo aberto, um conceito de construção

Enfrentamento da Cultura do Fracasso Escolar

Plano Municipal pela Primeira Infância – Maceió

Referencial Curricular de Maceió para Ensino Fundamental

Referencial Curricular de Maceió para a Educação Infantil

Mapeamento da ação finalística “Criança com saúde” – Obesidade Infantil

O que a criança não pode ficar sem, por ela mesma

Educação infantil nos países do Mercosul – Analise comparativa da Legislação

Caminhos do direito de aprender

Plano Nacional Pela Primeira Infância – 2020/2030

“O coordenador pedagógico da Educação Infantil em Formação”

Entrevista: Qualidade na Educação Infantil

Opine Nova Iguaçu

Critérios para um Atendimento em Creches que Respeite os Direitos Fundamentais das Crianças

Dúvidas mais frequentes sobre educação infantil

Revista Virtual de Gestão de iniciativas Sociais – n 8

O Educador no Cotidiano das Crianças: Organizador e Problematizador

Indicadores Escola Ideal

Jardim das brincadeiras – Uma estratégia lúdica para a educação ecológica

Agenda Pela Infância 2015 – 2018

As desigualdades na escolarização no Brasil – Relatório de observação nº 5

Gênero e Diversidade Sexual na Escola: reconhecer diferenças e superar preconceitos

Educação Infantil e práticas promotoras de Igualdade Racial

Voto do Movimento Nacional dos Direitos Humanos (MNDH)

Diretrizes curriculares nacionais para a educação infantil

Cadernos temáticos sobre tráfico de pessoas (vol 1)

Registro do Seminário Nacional Paternidade e Primeira Infância

Todos pelos direitos – deficiência intelectual, cidadania e combate à violência

Experiências do cotidiano na educação infantil em Joinville

Revista Divulgação – Saúde e infância

15 anos de atuação da criança segura no Brasil

A educação integral como resposta à ruptura

Quem está na escuta?

A Força do Amor

Manual de Defesa contra a Censura na Escola

Parâmetros de escuta de crianças e adolescentes em situação de violência

Caderno de Direitos: Retorno à creche e à escola

Nota Pública – Undime

Novo Guia COVID-19: Reabertura das Escolas

Os desafios da Educação Integral – Novas premissas

Para um retorno à escola e à creche que respeite os direitos fundamentais de crianças, famílias e educadores

História e cultura africana e afro-brasileira na educação infantil

Fundamentos do desenvolvimento infantil

Dossiê FMEI 5 anos é na Educação Infantil

Guia para gestão de organizações sociais de base comunitária

Economia solidária

Desafio na infância e na adolescência no Brasil

Política de atenção à gestante

Escravo nem pensar

Artigo 31 da convenção dos direitos da criança

ECA faz 25 anos

Defensoria pública e conselho tutelar

O olhar da criança sobre o mundo

Cinco chaves para uma alimentacao segura

1º seminário: A criança e sua participação na cidade

Cartilha de direitos humanos

Global Index of health inequality for children la brecha asesina un índice global de la desigualdad

Por ser menina no Brasil: Crescendo entre direitos e violências

Mapeamento da ação finalística evitando : Acidentes na primeira infância

Projetos pedagógicos na educação infantil

Plano Municipal pela Primeira Infância

Políticas de Segurança e Direitos Humanos: Enfocando a primeira infância, infância e adolescência
