Mini documentário amplia as vozes das crianças de dois bairros de Salvador

Vozes de Salvador (BA), vozes das crianças, vozes dos direitos das crianças. Quais os seus medos, seus gostos, seus sonhos? Por onde andam? Será que todas as infâncias são iguais? Para responder a essas perguntas, crianças do Calabar e do Rio Vermelho, dois bairros de realidades bem distintas, foram escutadas pela equipe de produção do documentário Vozes das Crianças (Voice of Children – VoC). Mediando as escutas, o projeto Infâncias em Rede, realizado pela Avante – Educação e Mobilização Social, em parceria com a Fundação Bernard van Leer e a Fundação Xuxa Meneghel. As rodas de conversa aconteceram em maio desse ano e deram origem ao mini documentário Escuta Salvador que irá integrar um vídeo ainda maior, com vozes de crianças de 11 países.

Na experiência de Salvador, as câmeras foram entregues nas mãos das crianças que, além de soltar suas vozes, imprimiram seu olhar nos enquadramentos de boa parte das imagens. Como diz o texto de abertura do vídeo: crianças de mundos distintos, em comum: a mesma cidade e o desejo de expressar suas opiniões sobre direitos, brincar, medos e sua relação com família, sociedade e espaço público.

A roda de conversa com as crianças que participaram do Escuta Salvador abriu a rodada de filmagem para o documentário Voice of Children, que irá conectar a opinião de crianças de diversas partes do mundo pela garantia dos seus direitos. O trabalho originou-se no World Forum for Early childhood Care and Education (WFECCE), por meio de seu Grupo de Trabalho em Direitos da Infância.

Avante no World Fórum

O engajamento da Avante com o World Forum data de 2009, quando Maria Thereza Marcilio, gestora institucional, juntamente com Gustavo Amora, diretor do documentário Voice of Children (VoC) [Vozes das Crianças], integraram o grupo de Global Leaders desse ano – programa de formação em liderança global pela primeira infância do WFECCE.

O envolvimento da instituição com as ações do World Fórum perdura até hoje com a atuação da Avante no GT de Direitos da Criança e a participação de Ana Oliva Marcilio, coordenadora do projeto Infâncias em Rede, na formação de Global Leaders (2014).

Gustavo Amora é cientista político e integrante da COMOVA, uma instituição que trabalha com advocacy por meio de estratégias de comunicação. Juntamente com sua equipe estão à frente da realização do VoC.

Assuntos Relacionados

Pular para o conteúdo