logo_Prancheta 45

Avante debate direito ao brincar no Memórias do Futuro

Uma imersão no universo da brincadeira, aliado ao compartilhamento de metodologias de disseminação e documentação de atividades. Assim foi o encontro sobre o Direito ao Brincar, promovido projeto Memórias do Futuro, de 5 a 7 de abril, em Campo Grande (Mato Grosso do Sul), do qual a Avante participou e contribuiu com as reflexões sobre a articulação em rede na área de primeira infância.
A organização foi representada pela coordenadora da Linha de Formação para Mobilização e Controle Social, Ana Marcílio, que participou do debate A importância da atuação em rede e comunicação pelo direito de brincar, que também contou com a colaboração de Laís Dória, diretora da Oscip Casa de Ensaio (MS), Ângela Costa (UFMS/ Aliança pela Infância). Na oportunidade, Ana Marcílio falou sobre a importância de articulação em rede para defesa dos direitos da infância e revelou um pouco da experiência da Rede Nacional Primeira Infância (RNPI).
Durante os dias ricos de trabalhos e trocas, foi possível conhecer brincadeiras tradicionais e descobrir formas simples de registro do que emerge nas atividades, trazendo subsídios para os educadores em suas práticas. O evento contou com um público diversificado, reunindo tribos indígenas de Corumbá, Amambaí e de outras regiões do Mato Grosso do Sul, representantes da Rede Municipal de Educação de Campo Grande, representantes de organizações não governamentais, além de profissionais de educação.
Para Ana, “iniciativas como essas são super importantes porque permitem o aprofundamento de conhecimentos existentes e propagam as experiências. O evento do Memórias do Futuro foi um trabalho forte que envolveu, emocionou e fez os professores lançarem outro olhar para o cotidiano, tantas vezes cansativo e desgastado”.
 

Assuntos Relacionados

Pular para o conteúdo