Avante lança intercâmbio educacional e cultural para a Índia

TROCANDO EM MIÚDOSA Avante – Educação e Mobilização Social acaba de lançar o VII Trocando em Miúdos – Intercâmbio Internacional – Brazil’s EduRetreat 2014. Desta vez, a instituição levará à Índia um grupo interessado em vivenciar uma nova cultura, sob a perspectiva educacional. A viagem acontecerá entre os dias 8 e 23 novembro de 2014 e será, nas palavras de Maria Thereza Marcilio, gestora institucional da Avante, “uma experiência transformadora. É uma oportunidade de viajar e aprender por nos colocar em contato com pensadores e educadores envolvidos com o ecossistema local e global”. O grupo visitará escolas e universidades e entrará em contato com pensadores de referência, tendo oportunidade de dialogar com mentes inspiradoras. A viagem também prevê uma programação cultural e inclui uma visita ao Gandhi Ashram, em Ahmedabad, além de um tour opcional a Delhi e ao Taj Mahal, nos dias 23 a 26 de novembro.

A escolha do local para este Trocando em Miúdos veio da vivência de Maria Thereza e Ana Luiza Buratto, consultora associada da instituição, no retiro educacional EduRetreat 2013 – um intercâmbio cultural e educacional que disponibiliza programas globais de desenvolvimento orientados por profissionais de renome no meio acadêmico. O alvo destes grupos é acessar ideias sobre educação e diversidades para ampliar a visão de mundo.

No EduRetreat de 2013 as discussões aconteceram em torno das ideias das principais correntes filosóficas do país: Gandhi, Aurobindo, Tagore e J. Krishnamurti, além de proporcionar experiências, encontros e explorações em um contexto cultural riquíssimo. Na ocasião, Maria Thereza e Ana Luiza integraram um grupo composto por cerca de 15 pessoas, originado no GT de Direitos das Crianças, no World Forum for Early Childhood Care and Education. O grupo teve como guia a renomada antropóloga Mary Catherine Bateson, considerada uma das mais originais e importantes pensadoras da educação do nosso tempo.

“Além de Mary Catherine Bateson como guia das nossas sessões de diálogo e reflexão, estivemos com pensadores de vanguarda em diferentes áreas como Vandana Shiva – física e militante pela agricultura orgânica; com Satish Kumar – filósofo e educador; com Jinnan, considerado o Ivan Illich da Índia, entre outros”, conta Maria Thereza.

O relato de viagem de Maria Thereza e Ana Luiza despertou na equipe Avante o desejo de levar o Trocando em Miúdos a este país e proporcionar a um grupo de brasileiros esta vivência tão peculiar e enriquecedora, por se tratar de uma cultura diversa e uma nação complexa, que ao lado dos desafios e contradições sociais e econômicas, possui uma tradição filosófica e espiritual milenar, além de experiências educacionais inovadoras.

Brazil’s EduRetreat 2014

Para o VII Trocando em Miúdos a Avante articulou uma guia muito especial: Vashima Goyal, idealizadora do projeto Eduretreat, que tem levado à India diferentes grupos de pessoas para experiências de reflexão, imersão e transformação. Vashima é indiana e mora em Singapura onde dirige um centro de educação infantil – Street 11, uma organização de vanguarda conhecida em muitos países. Na Índia, ela conhece as principais referências, além de enriquecer o grupo com sua própria experiência.

O roteiro prevê a passagem pelas cidades de Mumbai, Ahmedabad, Vadodara, Pune e Bangalore para a exploração de ideias inspiradoras, espaços educativos, além das belezas e fascínios das culturas locais. Entre as visitas previstas no VII Trocando em Miúdos – Intercâmbio Internacional – Brazil’s EduRetreat 2014, consta a Flame University, em Pune, que também fez parte do roteiro do EduRetreat 2013. Na Flame University os integrantes conhecerão uma proposta de ensino superior fundada em questões cruciais do nosso tempo e que, ao mesmo tempo, cultiva valores como solidariedade, compaixão e compromisso. “Foi uma experiência transformadora que se inscreve no nosso coração, na nossa mente e no nosso corpo”, relata Maria Thereza.

Trocando em Miúdos – Intercâmbio Internacional, uma experiência para a vida

O Trocando em Miúdos é parte das ações formativas realizadas pela Avante, na Linha de Formação para Educadores e Tecnologias Sociais. As viagens de intercâmbio com a equipe pedagógica envolvida nos projetos são vistas pela instituição como uma potente estratégia de aprendizagem. Além da programação acadêmica, ligada à área pedagógica, são desenvolvidas atividades culturais.

A Avante realiza os Intercâmbios desde 1999, quando levou um grupo para Londres para participar de seminários no Instituto de Educação da Universidade deste país sobre currículo, desenvolvimento e aprendizagem infantil nas áreas de Língua, Matemática e Ciências, além de visitar instituições de educação pública dos níveis infantil e de ensino fundamental. De lá para cá grupos de pessoas ligadas e/ou interessadas em ampliar sua experiência em educação a partir da vivencia junto a iniciativas pioneiras e renomadas já tiveram a oportunidade de estar em Toronto, para os Seminários no Ontário Institute for Studies in Education sobre temas como ciências, arte, literatura, além de visitas a instituições públicas de educação infantil e ensino fundamental (2000); Buenos Aires, para participação em um programa voltado para o tema “Ensino para Compreensão”, que incluiu visitas a escolas e à Universidade de San Andrés, com realização de palestras, relatos de práticas e trocas de experiências (em 2004 );  Portugal, onde visitaram a Universidade do Minho, em Braga e a Escola da Ponte (em 2006).

Em 2009 o Trocando Miúdos retornou a Portugal – Universidade do Minho, em Braga, na Escola da Ponte, e ampliou a visita para a Universidade de Santiago de Compostela, na Espanha. Em ambos os países o grupo visitou escolas e universidades de referência.

No ano passado (outubro de 2013) o VI Trocando em Miúdos levou 27 profissionais interessados em abordagens inovadoras para crianças de 0 a 3 anos. Os participantes conheceram o trabalho desenvolvido pelas associações Pikler Lóczy, em Paris, e Associação de Mestres Rosa Sensat, em Barcelona. “Fizemos mil descobertas juntos, nos conhecemos e nos descobrimos, realizamos novas aprendizagens, nos desafiamos, aprendemos com o outro, crescemos juntos, aprendemos a respeitar o ritmo do outro, descobrimos nossos limites! Parabéns para todos nós!”, descreveu Ordália Almeida, professora da Universidade Federam do Mato Grosso do Sul (UFMS), em Campo Grande.

Serviço:
Vagas: (limitadas)17 vagas para educadores de todo Brasil.
Investimento Educacional: U$ 4.000,00 – divididos em até 4 parcelas (última parcela até 01.11)
Pacote inclui:

  • Coordenação do Grupo
  • Tradução simultânea
  • Cicerone local – Vashima Goyal
  • Hospedagens em hotéis e alojamentos universitários
  • Deslocamentos internos – via aérea e terrestre
  • Alimentação – café da manhã e 1 refeição diária

 Investimento aéreo internacional: U$ 1.500,00 + taxas* – valor estimado para o grupo.

  • Passagem aérea somente poderá ser realizada pela agência Lobotur – Salvador

 Tour opcional para Delhi e Taj Mahal
Preço sob consulta na Lobotur
INSCRIÇÕES
Maiores informações pelo e-mail – avante@avante.org.br
Contatos:
Avante:
Maria Thereza Marcilio ou Mônica Samia – 71/3332-3344

Assuntos Relacionados

plugins premium WordPress
Pular para o conteúdo