IV Cortejo Literário do Subúrbio Ferroviário

O Movimento Roda Gigante esteve presente em Periperi, no dia 11, pela manhã, em apoio ao IV Cortejo Literário do Subúrbio Ferroviário, organizado pelo Centro de Estudos Sofia, instituição integrante da Rede EMredando Leituras como um dos eventos da Semana Nacional do Livro e da Literatura 2012. Quem esteve presente pode sentir a força do movimento em prol do direito à cultura naquela região. Centenas de alunos, professores, pais, artistas e até a própria comunidade ocuparam a Praça da Revolução e fizeram uma bela festa com presença de grandes nomes da literatura nacional.
Castro Alves, vindo direto do século XIX, assumiu a apresentação do cortejo e depois de recitar algumas de suas poesias famosas, como Navio Negreiro, lembrou que “a Praça é do Povo, assim como o céu é do Condor”. Interpretado pelo ator Marco Peralta, Castro Alves anunciou outras presenças ilustres. Estavam lá Jorge Amado e uma de suas personagens mais famosas, Tieta do Agreste, além de João Ubaldo Ribeiro e até Dorival Caymmi, todos representados pelos bonecos gigantes do Grupo Mamulengo, do Pelourinho.
Outros livros eram representados pelas crianças através das fantasias que vestiam. Havia bruxinhas, ciganinhas, entre outros personagens. Um dos momentos marcantes foi a apresentação da Escola Santo Antônio, da Jaqueira.  Alunas de quatro anos representaram a personagem de Jorge Amado, Gabriela, através de música, dança e figurino.
Foi mais de uma hora de apresentações das dezenas de escolas presentes que levaram dança, recital de poesia, tambores, bandeiras, fogos, bolas de assoprar, cata-ventos e fanfarras. A praça foi preenchida de cores e som, numa demonstração que a importância da leitura está crescendo no Subúrbio Ferroviário.
Depois das apresentações, uma chuva caiu para refrescar o ambiente, o que fez o cortejo esperar um pouco antes de seguir por cerca de dois quilômetros, da Praça da Revolução até o Centro Municipal de Educação Infantil Cid Passos. Sem dúvida, uma bela demonstração de organização e força do Subúrbio Ferroviário em sua luta, que também é nossa, de exercermos o direito à cultura.
Por: Carlos Vianna Junior

Assuntos Relacionados

Pular para o conteúdo