logo_Prancheta 45

PROGRAMA-SE – Seminário Nacional Educação Integral nas Infâncias

Com o intuito de discutir e promover um debate conceitual dos pressupostos e práticas para o desenvolvimento e a aprendizagem de crianças de 0 a 12 anos, tomando como base a publicação: Educação Integral nas Infâncias, será realizado, em Salvador, no Teatro SESC – Casa do Comércio, o Seminário Nacional Educação Integral nas infâncias, nos dias 2 (dois) e 3 (três) de maio. O evento irá abordar, também, temáticas atuais do cenário da Educação brasileira, como a Base Nacional Comum Curricular (BNCC). Para abertura do Seminário, às 18h, foi convidada a educadora e musicóloga, Lydia Hortélio, que falará sobre O lugar da criança nas manifestações populares.

Programação de abertura
Programação segundo dia

O Seminário conta com a participação de nomes renomados nacionalmente na luta pela garantia de uma Educação de qualidade no país. Dando início ao diálogo, uma mesa formada por Maria Thereza Marcílio, da Avante – Educação e Mobilização Social; Janine Schultz, do Instituto C&A; Denis Plapler, do Instituto Alana; e Natacha Costa, do Cidade Escola Aprendiz.

No dia seguinte, três de maio, acontecem duas mesas pela manhã e duas à tarde. A primeira reúne Levindo Diniz, professor adjunto na UFMG; Maria Thereza Marcilio (Avante), mestra em Educação pela Harvard Graduate School of Education – Cambridge Massachusetts; e Vital Didonet, assessor legislativo da Rede Nacional Primeira Infância (RNPI ), para falar sobre: A escola como um centro de cultura infantil: princípios e concepções do documento Educação Integral nas Infâncias.

Mônica Baptista (UFMG), Renata Meirelles (Território do Brincar), Silvia Cruz (UFC) e Juliana Prates (UFBA), reúnem-se ao primeiro time para, ao longo do segundo dia do evento, trazer insumos para debates sobre: formação integral e múltiplas linguagens; currículo, cotidiano e participação: como se organiza o cotidiano de uma instituição que atende crianças de 0 a 12? Tríade para Educação Infantil e Ensino Fundamental; e território e direitos: a criança, o espaço público e a criação de sentidos que constituem a aprendizagem. Uma junção de mentes que vêm ajudando a pensar caminhos de qualidade para a Educação brasileira.

O Seminário propõe, ainda, relacionar este conteúdo com práticas concretas do cotidiano da gestão/escola. Serão apresentadas a experiência do programa Paralapracá, realizado pela Avante, que visa contribuir para a melhoria da qualidade do atendimento às crianças na Educação Infantil, por meio da formação de profissionais desse segmento, e traz a experiência de um impacto positivo em 10 redes municipais de Educação no Nordeste. Rozana Bandeira de Melo, coordenadora pedagógica do CMEI) Fúlvia Rosemberg, de Maceió – AL apresenta a experiência do Programa.

A Rede Municipal de Salvador também apresenta uma experiência e será representada pela professora Maria Genilde Alecrim, da Escola Municipal Arthur de Sales.

A narrativa do evento foi construída a partir dos princípios e temas abordados na publicação Educação Integral nas Infâncias, expresso nos títulos das mesas de discussão. A publicação foi elaborada ao longo de dois anos pelo Centro de Referências em Educação Integral (CEI), com o apoio do Instituto C&A, e teve a contribuição de Maria Thereza Marcilio, presidente da Avante – Educação e Mobilização Social, que integra o Conselho Deliberativo do projeto Avaliação da Educação Integral, do CEI.

“A publicação é um referencial que a gente espera, deseja, e quer que funcione como apoio para quem quer fazer Educação Integral, colocando o sujeito, no caso a criança ou o adolescente, no centro do processo, na sua totalidade, independentemente de estar lá um turno ou dois. Que reconhece esse aluno que vai à escola, aprender a ler, a escrever, a contar, e saber sobre fatos históricos como um sujeito integral, que pensa, sente, anda, se mexe, sonha e, portanto, precisa participar de momentos e atividades que contemplem cabeça, tronco, membros e coração. Sendo entendido integralmente”, explica Maria Thereza.

SERVIÇO:
O Que: Seminário Educação Integral para as infâncias
Quando: 02 e 03 de maio/18
Local: Teatro SESC – Casa do Comércio

Assuntos Relacionados

Pular para o conteúdo