Materiais do Paralapracá estimulam mudança de postura no ambiente escolar

Kits Paralapracá começam chegar nos Municípios_DESTAQUEMala e Baú do Paralapracá têm provocado uma mudança no cotidiano das instituições de Educação Infantil da Rede Municipal de Maceió inseridas no projeto, em especial pela aproximação das famílias no ambiente escolar. “Não era comum a presença das famílias brincando, interagindo e compartilhando experiências e situações de brincadeiras nas instituições de Educação Infantil. Isto começou a acontecer com a chegada do Paralapracá”, conta Angelina Melo, Gerente de Educação Infantil de Maceió.
Angelina acredita que a forma como a Rede se dedicou ao projeto e tem dialogado com as instituições desde o lançamento tem contribuído muito para esta mudança no cotidiano. Ana Cristina, supervisora do Paralapracá em Maceió concorda e diz ser perceptível a aceitação do projeto tanto pela Secretaria de Educação do Município, como pelos familiares das crianças matriculadas nas instituições onde o Paralapracá está inserido. “Um dia o avô me disse que agora ele tem certeza que sua netinha vai viver a meninice dela”. Ana Cristina também conta que ele teve esta reação ao ver o Baú do Paralapracá com os livros infantis, fantoches e toda a ludicidade dos materiais que o integram.
O envolvimento das famílias no cotidiano das instituições acontece no fluxo da mudança de postura das coordenadoras pedagógicas, professores, auxiliares de sala, e demais funcionários das instituições. A supervisora do Paralapracá conta que durante uma formação realizada pela equipe uma professora do Centro de Educação Infantil Tobias Granja deu um depoimento sobre a mudança na relação destes com as crianças: “Ela disse que depois do Paralapracá elas aprenderam a brincar na roda e passaram a perceber o querer das crianças, a considerar suas escolhas do que brincar e observaram a autonomia delas nestas escolhas”, conta Ana Cristina.
O Paralapracá é um projeto do Programa Educação Infantil do Instituto C&A em parceria técnica com a Avante – Educação e Mobilização Social. No ciclo II, o projeto está presente em Olinda (PE), Maceió (AL), Camaçari (BA), Natal (RN) e Maracanaú (CE). No Ciclo I, atuou em Jaboatão dos Guararapes (PE), Teresina (PI), Caucaia (CE), Feira de Santana (BA) e Campina Grande (PB).
 

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