Cooperfeira Novo Sabor abre as portas para o público e gera renda para a comunidade da feira.

teste 2Cerca de 100 pessoas estiveram presentes no lançamento da CooperFeira Novo Sabor no ultimo dia 2 (abril), na Feira de São Joaquim. Destes, 60 visitaram a sede da cooperativa. Feirantes e familiares marcaram presença no evento, além de autoridades como Olivia Santana, Chefe de Gabinete da Secretaria de Trabalho, Emprego, Renda e Esportes da Bahia (SETRE); Nilton Vasconcelos, Secretário da SETRE;  Milton Barbosa, superintendente da Superintendência de Economia Solidária; Pedro Galvão, Secretário de Turismo do Estado da Bahia; Nilton Ávila (Gago), presidente da Associação de Feirantes e Ambulantes de Salvador (APFAS) e vice presidente do Sindicato, e Marcílio Costa, presidente do Sindicato de Feirantes e Ambulantes de Salvador (SindFeira).
O evento começou com a apresentação do grupo de percussão da Reprotai – Rede de Protagonistas em Ação da Península de Itapagipe, em seguida, recebeu o apoio público de pessoas e instituições chaves na concretização do empreendimento. “O trabalho do apoio à cooperativa na feira é desafiador. Passamos juntos por diferentes momentos de aprendizagem. Hoje coroa-se a concretização do objetivo maior do projeto É Dia de Feira Solidária”, disse Fabiane Brazileiro, coordenadora do projeto e da Linha de Formação para o Trabalho da Avante.
“A Feira de São Joaquim é a feira mais tradicional da Bahia e para implementação do projeto era preciso entender e respeitar a identidade da feira. Este projeto para ser exitoso precisava ser abraçado pelos feirantes e a Avante conseguiu conquistar um diálogo importantíssimo com eles. Foi uma conquista de confiança mútua. Este era o elo que faltava para cadeia da Feira”, disse a chefe de gabinete da SETRE, Olívia Santana.
Já para o Coordenador de Microcrédito e Finanças Solidárias da SETRE, Joaquim Oliveira, a CooperFeira Novo Sabor vai gerar um impacto social enorme onde as pessoas tem uma fonte de renda muito precária. “A cooperativa é um caminho para se obter um aumento nesta renda. Hoje percebemos muitos avanços na economia solidária, que é um tipo de economia alternativa e ainda muito desconhecida”, disse.
Para finalizar o lançamento foi realizada uma visita guiada onde os cooperados explicaram o processo de produção desde a chegada dos alimentos até a selagem das embalagens. Também distribuíram um kit com um folder explicativo e uma mostragem de sua primeira produção – o doce de jenipapo.
A CooperFeira é o primeiro empreendimento solidário do Brasil a funcionar dentro de uma feira livre e chega com a proposta de gerar renda para os trabalhadores da Feira e seus familiares a partir do reaproveitamento dos alimentos descartados diariamente na Feira de São Joaquim, transformando-os em novos produtos alimentícios, prontos para comercialização. A CooperFeira é fomentada pelo projeto É Dia de Feira Solidária, executado pela Avante – Educação e Mobilização Social, por meio da Linha de Formação para o Trabalho, com recursos da Secretaria de Trabalho, Emprego, Renda e Esportes da Bahia (SETRE), por meio da Superintendência de Economia Solidária (SESOL).
Cooperfeira Novo Sabor
Composta por cerca de 14 trabalhadores da Feira de São Joaquim, entre feirantes e familiares de feirantes, o empreendimento surgiu com o propósito de gerar renda e uma convivência sustentável com o ambiente da feira. “Nós iremos aprender a fazer coisas diferentes, como reutilizar as frutas de várias maneiras. Estamos sempre pesquisando para termos novas possibilidades de reaproveitamento dos alimentos. O nosso projeto está começando pequeno, mas temos a esperança que este trabalho em conjunto se torne um grande negócio”, disse Carmem Lúcia Barbosa, feirante há três anos e agora cooperada. Carmem acredita que a cooperativa vai trazer mais benefícios, maior renda e mais aprendizado para os envolvidos.
Novos e adequados equipamentos foram adquiridos pelo projeto para dar suporte á ação dos cooperados da CooperFeira Novo Sabor, tais como: desidratadora a gás, batedeira e despolpadeira industriais, seladora e freezes. Toda esta estrutura, assim como as três etapas do projeto: pré-formação, formação e pós-formação foram viabilizadas por meio de recursos disponibilizados pelo Edital de Chamada Pública nº008/2012 do governo estadual.
Na etapa de pré-formação foram realizados o diagnóstico sócio-econômico-cultural, mobilização e sensibilização da comunidade da Feira para a formação do grupo produtivo e início do estudo de viabilidade econômica. Já a etapa de formação se constituiu na montagem do espaço para a preparação dos produtos; capacitação técnica e gerencial para o associativismo/cooperativismo; criação e acompanhamento do grupo de agentes mobilizadores; inicio da preparação dos produtos beneficiados; monitoramento e avaliação. Na última etapa estão os acompanhamentos pontuais e sob demanda, tanto dos agentes mobilizadores quanto do grupo produtivo; e a continuidade do monitoramento e avaliação.

Assuntos Relacionados

plugins premium WordPress
Pular para o conteúdo