No seu papel de fomentar a criação da cooperativa da Feira de São Joaquim, primeiro empreendimento solidário do Brasil a funcionar dentro de uma feira livre, o projeto É Dia de Feira Solidária vai em busca da profissionalização do grupo. E como em todo negócio, a construção da imagem é essencial para o seu sucesso. Em um empreendimento solidário o enfrentamento deste desafio é feito de forma coletiva e compartilhada.
Assim, a equipe do projeto criou um momento especial onde o grupo de cooperados vivenciou dinâmicas que tiveram o objetivo de ajudá-los a traduzir a proposta do empreendimento para dar-lhe concretude e ter como resultado a logomarca da CooperFeira Novo Sabor. “Estimulamos a auto percepção para entender os sentimentos de cada cooperado como integrante da CooperFeira e suas ideias sobre ela. Só depois chegamos à percepção do grupo sobre o empreendimento.” Explica Carolina Duarte, psicóloga do projeto É Dia de Feira Solidária.
O resultado das dinâmicas revelou que os integrantes do empreendimento identificam a cooperação e o respeito como características do grupo e se orgulham de sua determinação e dedicação. Essas qualidades foram insumos para que a equipe do projeto construísse a logo da CooperFeira, que foi aprovado por unanimidade. “Adorei esse vermelho amarronzado! Ele é forte e contrasta bem com o amarelo.”, vibra a cooperada Jandira dos Santos.
“A representação gráfica de uma marca deve estar alinhada ao seu conjunto de caracteres próprios e exclusivos. Foi por isso que buscamos compreender a identidade da CooperFeira Novo Sabor durante o processo de construção de sua logo”, esclarece Adriana Carolinne, assessora de comunicação do projeto. O É Dia de Feira Solidária é um projeto da Linha de Formação para o Trabalho da Avante – Educação e Mobilização Social, realizado com recursos da Secretaria de Trabalho, Emprego, Renda e Esporte da Bahia.