logo_Prancheta 45

Avante inicia 2ª etapa de ação pela qualidade do atendimento na Educação Infantil em Goiás

Pela segunda vez, 156 profissionais da Educação Infantil, de 53 secretarias municipais de Educação participantes do programa “Goiás mais competitivo e inovador” (GMCI), se reuniram para discutir os principais fundamentos de uma Educação Infantil de qualidade, a partir da lógica da infância, tendo como principais referências as Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Infantil (2009) e a Base Nacional Comum Curricular (BNCC – 2017).

O encontro teve início na noite de ontem, 14 de março, em Goiânia (GO), quando a Avante – Educação e Mobilização Social realizou mais uma ação em prol de uma Educação Infantil de Qualidade no país. Maria Thereza Marcilio, presidente da Avante, realizou a palestra de abertura da 2ª etapa da I Formação em serviço para os profissionais da Educação Infantil das secretarias municipais de Educação de Goiás, abordando os princípios pedagógicos e didáticos para a Educação Infantil e apresentou a publicação Educação Integral nas Infâncias, que traz pressupostos e práticas para o desenvolvimento e a aprendizagem de crianças de 0 a 12 anos, foi elaborada ao longo de dois anos pelo Centro de Referências em Educação Integral (CEI), com o apoio do Instituto C&A. A versão final do documento teve a contribuição da Maria Thereza, que integra do Conselho Deliberativo do projeto Avaliação da Educação Integral do (CEI).

Na sequência, Ana Oliva Marcílio, consultora associada e coordenadora de ações estratégicas da Avante, apresentou o documentário The Voices of Children (VoC), trabalho do GT Children’s Right, do World Forum on Early Childhood Care and Education. Ana Oliva abordou aspectos pedagógicos da produção, que reúne a visão de crianças de diversas partes do mundo (Brasil, Cingapura, Estados Unidos, Índia e Quênia), na perspectiva da garantia de seus direitos.

O encontro continua hoje, 15 de março, e segue até amanhã (16 de março) tendo à frente, além de Maria Thereza e Ana Oliva, outros integrantes da equipe Avante: Mônica Samia, coordenadora do projeto, Rita Margarete e Lilian Galvão, todas consultoras associadas da instituição.

Assuntos Relacionados

Pular para o conteúdo