logo_Prancheta 45

Avante e SMED formam coordenadores pedagógicos para a implantação do Nossa Rede Educação Infantil

A ‪Avante – Educação e Mobilização Social e a Secretaria Municipal de Educação (SMED) de Salvador, realizaram, nos dias 1 e 2 de março, a V Formação de Coordenadoras/es Pedagógicas/os da Rede Municipal de Educação. Foi mais uma etapa do processo de formação, com vistas à implementação do Programa Nossa Rede Educação Infantil. “As/os coordenadoras/es valorizam muito os materiais, destacando a proposta reflexiva tanto para os profissionais quanto para as crianças de 0 a 5 anos”, disse a consultora associada da Avante, Rita Margarete, coordenadora do Nossa Rede Educação Infantil na instituição.

Realizado no auditório da Associação Bahiana de Medicina (ABM), a formação teve como objetivo promover a interação e familiarização com os seguintes materiais: Álbum de Desenvolvimento e os Portfólios, estabelecendo relação com o Referencial Curricular Municipal da Educação Infantil de Salvador; as Orientações Pedagógicas para Professores da Pré-Escola e as Pranchas para Profissionais da Creche, refletindo sobre diferentes possibilidades de uso nas instituições, a partir de seus contextos. Além disso, as/os coordenadoras/es tiveram a oportunidade de planejar estratégias de implementação / implantação do Nossa Rede Educação Infantil nas instituições.

Patrícia Guimarães Paim, coordenadora pedagógica da Rede Municipal de Salvador, lembra que a formação começou desde o ano passado com o foco na busca da melhor maneira de implantação do programa e de como os professores e coordenadores pensam a utilização desse material. “Agora estamos dando o ponta pé inicial em um aprofundamento no material, ao passo que pensamos ações de uso para eles. Estamos preparando os coordenadores pedagógicos para serem formadores dos professores. É o momento de eles adquirirem subsídios, ideias de como vão fazer esse trabalho na instituição. A formação está ajudando no sentido de proporcionar a visualização desse trabalho”, acrescentou.

Materiais

Depois de afirmar que os materiais são ricos e inovadores, o coordenador pedagógico da Escola Municipal Esther Felix da Silva, localizada no bairro de Fazenda Coutos III, Marcos Antônio Santos de Jesus, apontou alguns destaques. “Eles trazem um conteúdo muito próximo à realidade de Salvador. É possível ver refletidas neles as falas dos professores, dos profissionais da Rede. Além disso, é um material que está em processo. Conhecimento é processo, educação é processo. É importante manter o caminhar com as estratégias de diálogo entre a Avante e a Rede”, disse.

O coordenador pedagógico Gil Sá, da Escola Zacarias Boa Morte, localizada no bairro da Liberdade, demonstrou sua empolgação com os materiais e o novo momento da Educação Infantil em Salvador. “Vim para a formação com a vontade de contribuir para a implementação do Nossa Rede”, disse. Para ele, o destaque entre os materiais é o Portfólio. “Acho que é de suma importância, uma vez que vai ajudar no processo de identidade das crianças, pois elas terão registros feitos pela própria criança, por sua família e pelos profissionais da instituição sobre alguns aspectos do seu desenvolvimento e aprendizagens construídas, desde a sua tenra idade. Por isso, é importante que cada professor, faça bom uso deste material.”

Para Vania Almeida, da Gerência Regional de Educação (GRE) Orla, sediada no bairro de Amaralina, o destaque fica por conta dos referenciais da Educação Infantil. “Estão muito bem escritos, muito bem feitos, a equipe que participou desse material primou por extrair o melhor dos referencias nacionais”. Ela faz questão, ainda, de apontar a qualidade de todo o programa de Educação Infantil do Nossa Rede. “Essa qualidade é o que as pessoas que formam a Rede sempre quiseram e conseguiram impor essa vontade. O que vamos fazer com esse material de qualidade depende de todos nós”, concluiu.

Nossa Rede Educação Infantil

O Nossa Rede Educação Infantil, política pública para este segmento, está sendo implantada este ano da Rede Municipal de Educação. Construída pela SMED, em parceria com a Avante – Educação e Mobilização, incide em quatro linhas de ação: o Referencial Curricular Municipal para Educação Infantil de Salvador, elaboração de materiais, formação dos profissionais para implementação do Nossas Rede e um sistema de monitoramento. Os materiais, produzidos de forma colaborativa, ao longo de dois anos, tiveram como ponto de partida a escuta, colaboração e avaliação de famílias e dos profissionais e escuta de crianças, e agora chegam às escolas.

Assuntos Relacionados

Pular para o conteúdo