Para entender melhor a meta 1 do PNE

 
O site do Centro de Referência em Educação Integral (EI) publicou uma matéria bastante abrangente sobre a meta 1 do PNE – universalizar, até 2016, a educação infantil na pré-escola para crianças de 4 (quatro) a 5 (cinco) anos de idade e ampliar a oferta de educação infantil em creches de forma a atender, no mínimo, 50% (cinquenta por cento) das crianças de até 3 (três) anos até o final da vigência deste PNE. Nela, ao lado de Rita Coelho, coordenadora geral de educação infantil do Ministério da Educação (MEC), Maria Thereza Marcilio, gestora institucional da Avante, fala sobre os desafios para a conquista de uma educação infantil de qualidade e ressalta que para se atingir este objetivo é preciso reconhecer que as necessidades vigentes extrapolam a oferta de vagas e espaço/instalações adequadas para esbarrar na formação de educadores e numa proposta pedagógica adequada.

“Não dá para aceitarmos salas improvisadas e, no caso da proposta pedagógica, não se pode encostar a pré-escola no ensino fundamental, ou seja, fazer uma escola para crianças pequenas, o que seria um desastre. As diretrizes de ensino têm que ser preservadas em ambos os segmentos”, explica Maria Thereza no corpo da matéria.

Para saber mais sobre a meta1, com opinião de especialistas que estão no dia a dia por uma educação de qualidade para as crianças pequenas, acesse o site da EI.
 
 
 

Assuntos Relacionados

plugins premium WordPress
Pular para o conteúdo