Avante

  /  Home Page   /  Paralapracá realiza formação no eixo do brincar em Camaçari

Paralapracá realiza formação no eixo do brincar em Camaçari

Paralapracá realiza formação no eixo do brincar em Camaçari
Cerca de 30 coordenadores pedagógicos da educação infantil, que atuam na rede pública da sede e orla do município de Camaçari participaram, no dia 31 de outubro, de uma das formações do Paralapracá, que aconteceu na Cidade do Saber. O processo de formação do projeto é uma ação continuada que se baseia em seis eixos: brincadeira, artes visuais, música, literatura, exploração do mundo e organização do ambiente. Nestes encontros são definidos conteúdos que privilegiem a prática pedagógica infantil, por meio de ferramentas necessárias que ampliam às habilidades da educação infantil no Município. Na etapa atual, a formação tem como foco o eixo do brincar.
Durante a formação, a assessora do Paralapracá, Rita Margarete Santos, propôs uma reflexão sobre novas estratégias que podem ser utilizadas no resgate de importantes ferramentas ligadas ao aprendizado. A coordenadora da Educação Infantil do Município, Mynuska Lima, frisou a importância do projeto na apropriação de metodologias que levem à aprendizagem e à redução da distância entre a teoria e a prática em sala.
A coordenadora pedagógica da creche Phoc II, Cristina Conceição, ressaltou que, além de agregar uma qualidade diferenciada, o projeto atribui novas motivações aos educadores ampliando diversas práticas de educação infantil. Já para a coordenadora de educação infantil da Escola Alma Mirim, da localidade de Arembepe, Patrícia Souza, o Paralapracá proporciona à comunidade escolar perspectivas enriquecedoras, indispensáveis para o aprendizado das crianças.
A iniciativa é promovida pela Secretaria da Educação (SEDUC), por meio da Coordenação de Ensino e Aprendizagem (CEAP), em parceria com o Instituto C&A. Paralapracá é um projeto do programa Educação Infantil do Instituto, realizado em parceria técnica com a Avante – Educação e Mobilização Social.