Programa Paralapracá

A Educação Infantil é a nossa causa

Toda criança tem direito a uma escola equitativa, plural e acolhedora, um espaço no qual possa contar com a educação e o cuidado apropriados à sua faixa etária e em que seja respeitada a sua condição peculiar de pessoa em desenvolvimento. Com base neste princípio e com o compromisso permanente de trabalhar pela primeira infância, o programa Paralapracá vem transformando a Educação Infantil em diversas cidades brasileiras.

O Paralapracá é uma frente de formação de profissionais da educação infantil, realizado pela Avante – Educação e Mobilização Social, em parceria com as secretarias municipais de Educação, que visa contribuir para a melhoria da qualidade do atendimento às crianças na Educação Infantil, com vistas ao seu desenvolvimento integral. Para isso, oferece formação continuada para formadores das Redes Municipais de Educação, valorizando os saberes de cada localidade e ampliando as referências teórico-práticas, a partir das orientações nacionais para o segmento.

As ações de formação do Programa são desenvolvidas em caráter presencial e a distância. As ações presenciais se dão por meio de encontros formativos periódicos e visitas técnicas de assessoria. Já as ações a distância são desenvolvidas através do Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA). As atividades giram em torno de seis eixos: Assim se Brinca, Assim se faz Artes Visuais, Assim se faz Música, Assim se faz Literatura, Assim se Explora o Mundo e Assim se Organiza o Ambiente.

O Paralapracá mobiliza uma cadeia de profissionais da Educação Infantil dos municípios. Direta ou indiretamente, são envolvidos prefeitos, secretários de Educação, técnicos de Educação Infantil das secretarias, diretores, professores e demais funcionários das instituições, sendo os coordenadores pedagógicos e os técnicos responsáveis pela formação do público central do programa.

O Paralapracá foi lançado em 2010 como um projeto do Programa de Educação Infantil do Instituto C&A, originalmente focado na região Nordeste. Desde então, chegou a dez municípios, em dois ciclos de implementação. No primeiro ciclo, entre 2010 e 2012, foi desenvolvido nas cidades de Campina Grande (PB), Caucaia (CE), Feira de Santana (BA), Jaboatão dos Guararapes (PE) e Teresina (PI). No segundo ciclo, que se iniciou em 2013 e vai até 2017, abrange os municípios de Camaçari (BA), Maceió (AL), Maracanaú (CE), Natal (RN) e Olinda (PE), com resultados significativos constatados pelos processos de monitoramento e pela avaliação externa realizada pela consultoria Move Social.

Em 2015 o Programa Paralapracá tornou-se metodologia consagrada pelo Guia de Tecnologias Educacionais do Ministério da Educação (MEC), ganhando caráter nacional. Nesse mesmo ano, a tecnologia social do Programa foi transferida para a Avante, pelo Instituto C&A e nosso compromisso com a Educação Infantil de qualidade só cresce, fazendo justiça às 20 milhões de crianças de 0 a 6 anos, cidadãs de todas as partes do Brasil. Isso significa que ele produz resultados significativos para a melhoria da Educação Infantil e que pode ser levado para qualquer município brasileiro.

















Quer saber mais?

Essa trajetória, com detalhes e​ ​resultados do projeto, e acesso aos materiais do Paralapracá, pode ser conhecida e acompanhada pelo site.

plugins premium WordPress
Pular para o conteúdo