logo_Prancheta 45

Kit Família chega à Rede Municipal de Salvador

Começou a ser entregue nas instituições de Educação Infantil da Rede Municipal de Salvador o Kit Família: Diário da Família, organizado em 3 volumes (Vol I; Vol II e Vol III), e um DVD interativo que, além de apoiar os familiares no acompanhamento do desenvolvimento infantil, estimula o registro da memória do desenvolvimento das suas crianças. Uma representação de famílias participou da concepção e da produção do Kit, sistematizado pela Avante – Educação e Mobilização Social, em parceria com a Secretaria Municipal de Educação de Salvador (SMED), para o Programa Nossa Rede Educação Infantil.

No Centro Municipal de Educação Infantil Pio Bittencourt, no Parque São Brás, na Federação, a entrega dos materiais aconteceu na manhã do dia 23 maio e reuniu dezenas de familiares. A diretora, Consuelo Almeida, apresentou os materiais destacando que o Diário da Família facilita a participação mais ativa de toda a família no processo de educar e cuidar das crianças.

Maurícia Dias Araújo, avó de Isis Araújo, de 3 anos ressaltou a importância do Kit tanto para pais de primeira viagem, como para os mais experientes e até mesmo para avós. “Já criei dois filhos, mas o tempo passa e carecemos de novas informações para ajudar a criar a neta”, acrescentou a avó que participou das rodas de conversa para a construção do material.

“O Kit Família é inovador. Até onde sabemos, nenhuma outra Rede tem um material parecido com esse”, disse Rita Margarete, consultora associada da Avante e coordenadora do Programa na instituição. “Se construímos algo que pode servir de exemplo para outras redes, sinto-me ainda mais honrada”, disse Isis Araújo, mostrando seu orgulho por ter participado do processo na elaboração e validação dos materiais.
Ana Luiza Buratto, consultora associada fundadora da Avante e uma das autoras do Diário da Família, lembra que “o Kit da família foi elaborado a partir das demandas e expectativas captadas durante um rico momento de escuta e troca de saberes, denominado roda de conversa com as famílias. No processo de elaboração do kit procurou – se estimular a livre expressão e o registro da relação cuidadosa, delicada e amorosa que acontece entre a família e a criança na intimidade da sua convivência, entremeando-os com observações sobre como ela (criança) se desenvolve, ou com orientações sobre como lidar com os desafios que emergem do cuidar e do educar”. Ana afirma que estar com esse Kit em mãos para fazer a entrega dele a cada família da Rede “traz imensa alegria e grande realização!”.

Famílias

Para Maria da Conceição de Jesus, o Kit foi um presente. “Hoje é aniversário do meu filho, Pedro de Jesus Santos, que faz cinco anos. É um presente para ele e para mim também, porque quero participar da educação de meu filho da melhor maneira possível e vejo que esses materiais vieram para ajudar nisso”, celebrou.

Marcia Santos Marques, mãe de Marina, três anos, só lamentou que o Kit não tenha sido construído há mais tempo, principalmente pela memória do desenvolvimento da criança que fica registrada no Diário da Família. “Estou achando maravilhoso. Está aprovadíssimo. Eu já tive dois filhos em creche antes, e nunca vi nada parecido. Pena que meus dois primeiros filhos não tiveram algo como um diário para eu guardar a história deles. Mas, é uma grande novidade e estou grata”, declarou.

Para a diretora Centro Municipal de Educação Infantil Pio Bittencourt, a satisfação é ainda maior. “Participei do GT que validou os materiais. Ficamos um ano pensando, discutindo, elaborando e corrigindo esse material e a sensação é de trabalho cumprido. É uma sensação de muita felicidade entregá-los aos familiares. Inclusive, alguns deles participaram das rodas de conversa. Por isso, acho fantástico o que a SMED e a Avante fizeram. Produziram um material que é a cara de Salvador e de quem vai utilizá-lo, as famílias”, concluiu.

Nossa Rede Educação Infantil

O Nossa Rede Educação Infantil atende a uma demanda da Secretaria Municipal da Educação de Salvador (SMED), com o objetivo de qualificar o atendimento às crianças nas instituições de Educação Infantil do município. E toma como referência de qualidade o relatório Educação de Qualidade para Todos: um assunto de direitos humanos, publicado pela UNESCO em 2008.

Com foco específico na Educação Infantil, o programa prevê a criação de material pedagógico para professores, crianças, instituições de educação infantil e familiares; elaboração de sistema de monitoramento para acompanhamento e avaliação dos resultados; formação continuada para profissionais; revisão das Diretrizes Curriculares da SMED – fundamentos norteadores que devem orientar os projetos político-pedagógicos desenvolvidos nas instituições de educação infantil da Rede.

Assuntos Relacionados

Pular para o conteúdo