Santa Catarina lança Rede Estadual Primeira Infância

Mais uma Rede Estadual Primeira Infância é lançada no país – em Santa Catarina. A REPI Santa Catarina (REPI-SC) chega para se unir as demais REPI no objetivo de provocar reflexão sobre o papel das crianças na sociedade e propor formas de ampliar seu reconhecimento como cidadãs. A Rede será lançada no sábado (31 de maio), no Hotel Majestic Palace, em Florianópolis. “É preciso mobilizar a sociedade para que se discuta a implementação de ações concretas e permanentes em defesa da infância”, aponta a coordenadora geral da Mostra de Cinema Infantil de Florianópolis e uma das responsáveis pela implantação da Rede Primeira Infância no estado, Luiza Lins.

O evento de lançamento, um café da manhã com início às 10h, contará com a presença da coordenadora da secretaria executiva da Rede Nacional Primeira Infância (RNPI) – biênio 2013-2014 -, Luzia Laffite e de Ana Oliva, coordenadora do projeto Primeira Infância Cidadã (PIC), executado pela Avante em parceira com a Secretaria de Direitos Humanos (SDH) da presidência da República, por meio do Conselho Nacional dos Direitos da Criança e do Adolescente (Conanda), que vem trabalhando no sentido fortalecer cinco Redes Estaduais e fomentar a construção do Plano Municipal Primeira Infância (PMPI) em cinco estados, abrangendo três diferentes regiões: norte, nordeste e centro-oeste, além de articular a Rede Estadual Primeira Infância (REPI) da Bahia e apoiar outras articulações Brasil afora.

O lançamento da Rede é resultado da parceria entre a Mostra de Cinema Infantil de Florianópolis e o Espaço Imaginário – Arte, tecnologia e educação, que já faz parte da RNPI e se articula com o PIC para fortalecimento da Rede no Mato Grosso do Sul. O evento também marca o início da formação do grupo gestor da Rede Estadual e reunirá organizações da sociedade civil, governamentais, poder legislativo, conselhos municipais, associações comunitárias, Ministério Público e pessoas físicas ligadas à defesa dos direitos das crianças e adolescentes no estado.

As organizações interessadas em compor a Rede Estadual podem comparecer no evento de lançamento ou solicitar um pré-cadastro, pelo email: repisantacatarina@gmail.com

Assuntos Relacionados

Pular para o conteúdo