logo_Prancheta 45

RNPI envia carta ao Ministro da Saúde expressando preocupação com as decisões tomadas no âmbito da saúde mental

Em carta aberta para o Ministro da Saúde, Dr. Marcelo Castro, a Rede Nacional Primeira Infância (RNPI) exprime sua preocupação com as decisões tomadas que afetam o âmbito da saúde mental das brasileiras e dos brasileiros. Na publicação, a RNPI se posiciona contra a nomeação do Coordenador Geral da Saúde Mental, Álcool e Outras Drogas, Dr. Valencius Wurth Duarte Filho.

Confira a carta abaixo.

SOBRE O COMPROMISSO COM A SAÚDE MENTAL DAS BRASILEIRAS E DOS BRASILEIROS:

Uma contribuição das instituições e organizações que compõem a Rede Nacional Primeira Infância (RNPI) ao debate e à condução técnico-política da Pasta da Saúde, em questões vinculadas à Saúde Mental da população.   

 

Carta aberta ao Exmo. Sr. Ministro da Saúde, Dr. Marcelo Castro

                         

Prezado Ministro,

A Rede Nacional Primeira Infância é uma articulação de Organizações da Sociedade Civil, do Governo, do Setor Privado, de outras Redes e de Organizações Multilaterais que atuam na promoção da Primeira Infância e têm como missão a defesa e a promoção dos direitos da criança pequena, de até 6 anos de idade.

Em observância a questões levantadas e aos questionamentos e posicionamentos recebidos por seus componentes e às ponderações do Grupo de Trabalho em Saúde, a RNPI vem expressar-lhe, Dr. Marcelo Castro, sua profunda preocupação com as decisões tomadas no âmbito da Saúde Mental, expressas pelo senhor em matéria publicada no Jornal O Globo de 12/1/2016, com o título de “Compromisso com a Saúde Mental”.

Em seu artigo, o senhor defende a nomeação do Dr. Valencius Wurth Duarte Filho para o cargo de Coordenador Geral da Saúde Mental, Álcool e Outras Drogas. É de amplo conhecimento público que se trata de um médico psiquiatra que foi diretor da Casa de Saúde Dr. Eiras, em Paracambi, Estado do Rio de Janeiro, entre 1993 e 1998. A Casa de Saúde Dr. Eiras era, então, o maior hospital psiquiátrico privado da América Latina.

O Dr. Valencius Wurth Duarte Filho deixou o cargo pouco antes de o Ministério Público do Rio de Janeiro determinar a reorientação da assistência psiquiátrica no Estado. Em 2000, o relatório da I Caravana Nacional de Direitos Humanos constatou gravíssimas violações naquele Hospital Psiquiátrico. Tipicamente praticadas em grandes instituições de modelo manicomial, essas violações dos direitos humanos consistiam na prática sistemática de eletroconvulsoterapia, na ausência de roupas nos pacientes, em instalações inadequadas, na alimentação insuficiente e de má qualidade e no significativo número de pessoas em regime de internação de longa permanência.

Este currículo, esta prática e esta visão não recomendam o Dr Valencius Wurth Duarte Filho para dar continuidade às conquistas realizadas em nosso país pelo Movimento de Reforma Sanitária, com a construção de uma política pública da qualidade do Sistema Único de Saúde. O SUS inclui os avanços que vêm sendo obtidos no campo da saúde mental, com a Reforma Psiquiátrica. O  mote dessa reforma, Por Uma Sociedade sem Manicômios, expressa a significativa evolução no conhecimento internacional a respeito da natureza da saúde mental e de seu tratamento. Além disso, aponta para a urgência na recuperação da cidadania daqueles que, por transtornos sofridos, foram apartados de seu meio, despersonalizados, maltratados e torturados, como foi prática rotineira no hospital dirigido pelo Dr. Valencius Wurth Duarte Filho.

A condução técnica do processo de recuperação dessas pessoas, por metodologia reconhecida nacional e internacionalmente, faz aflorar sérios conflitos de interesse. Coloca a nu, em contraste, os valores defendidos por interesses puramente econômicos com os valores humanos, civilizatórios. A Reforma Psiquiátrica que vem sendo implementada em nosso país vai muito além do necessário enfrentamento à medicalização infundada, aos procedimentos invasivos ou ao vergonhoso encarceramento por interesses comerciais. A Reforma implementada que a sociedade brasileira quer que seja reafirmada é a da construção de uma cidadania plena, exercida por pessoas novamente criativas, confiantes, integradas e articuladas com a melhoria de seu meio social, pois, como afirma a OMS, Organização Mundial da Saúde, saúde mental significa cidadãos e cidadãs socialmente saudáveis.

Chegou ao nosso conhecimento que poderosos interesses propõem a medicalização de crianças pequenas, sob vários pretextos pseudo-científicos. Alertamos para a imperiosa necessidade de especial cuidado na atenção integral às crianças pequenas, nos moldes aconselhados pelo Plano Nacional para a Primeira Infância, elaborado com ampla participação social pela RNPI, e adotado pelo CONANDA como política pública.

A Rede Nacional Primeira Infância se propõe a colaborar, através de suas instituições-membro, distribuídas em todo o território nacional, com propostas que este Ministério poderá implementar. Estas propostas são fruto de imenso trabalho, acumulado ao longo de décadas, no campo da saúde mental. Esta experiência, amplamente reconhecida, está à sua disposição.

Acolheremos com o máximo respeito e consideração o seu ato de reflexão, Exmo. Sr. Ministro, ao decidir-se por outra indicação, mais adequada à continuação de uma luta reconhecida e aplaudida nacional e internacionalmente. Certos de que sua atitude o engrandecerá aos olhos de todos, nos subscrevemos,

Cordialmente,

Grupo de Trabalho em Saúde

Rede Nacional Primeira Infância

Assuntos Relacionados

Pular para o conteúdo