logo_Prancheta 45

Projeto Paralapracá é lançado em Olinda

Agora foi a vez do município de Olinda-PE de lançar o projeto Paralapracá em sua Rede Municipal de Educação. O termo de cooperação foi assinado na última terça-feira, dia 13 de agosto, entre o Instituto C&A e a Secretaria de Educação quando também aconteceu o evento de lançamento na cidade.

A cidade de Olinda possui 52 escolas municipais de educação infantil, responsáveis pelo atendimento a quatro mil crianças. A partir deste ano, 30 dessas instituições – 57,7% do total – serão beneficiadas com o projeto Paralapracá de formação de profissionais da educação infantil. A iniciativa do Instituto C&A envolverá 40 coordenadores e técnicos, 180 professores e beneficiará cerca de três mil crianças.

 O projeto Paralapracá é uma frente de trabalho do programa Educação Infantil do Instituto C&A em parceria técnica com a Avante – Educação e Mobilização Social. A ação visa contribuir para a melhoria da qualidade do atendimento às crianças na educação infantil, com vistas ao seu desenvolvimento integral. O projeto possui dois âmbitos de atuação: a formação continuada de profissionais da educação e o acesso a materiais pedagógicos de qualidade, tanto para as crianças quanto para os professores.

 
O lançamento do Paralapracá em Olinda reuniu professores, coordenadores pedagógicos, diretores, pais de alunos, a comunidade engajada com a questão do atendimento de qualidade à primeira infância e representantes da sociedade civil organizada e de movimentos sociais ligados à causa. O evento contou ainda com a presença de membros da Secretaria de Educação do município e de Patrícia Lacerda, gerente da área Educação, Arte e Cultura do Instituto C&A.

Além de Olinda, outras quatro cidades participam da implementação do projeto Paralapracá: Camaçari (BA), Maceió (AL), Maracanaú (CE) e Natal (RN). A parceria teve início em maio deste ano e terá duração de 30 meses. No total, a ação contempla 140 unidades de educação infantil, 170 coordenadores, mil professores e 20 mil crianças.

O projeto Paralapracá foi lançado em agosto de 2010 e implementado em cinco municípios do Nordeste brasileiro, sempre em regime de cooperação com as Secretarias de Educação das cidades envolvidas: Campina Grande (PB), Caucaia (CE), Feira de Santana (BA), Jaboatão dos Guararapes (PE) e Teresina (PI). O primeiro ciclo do projeto terminou em dezembro de 2012 e beneficiou 1.100 professores e 14 mil crianças.

Neste ano, além da seleção em edital dos cinco novos municípios, o Instituto C&A decidiu estender por mais um ano o acordo de cooperação com dois dos municípios parceiros no primeiro ciclo do projeto Paralapracá: Jaboatão dos Guararapes e Teresina. O processo de definição destes municípios foi realizado em março deste ano, por meio de uma seleção por carta-convite.

Assuntos Relacionados

Pular para o conteúdo