Por uma agenda de direitos e políticas intersetoriais na reconstrução da democracia. Saiba como participar desse diálogo

Profissionais de todo o país estarão reunidos para debater os desafios e propor caminhos para ampliar e efetivar a agenda do direito à Educação no Brasil. O encontro é promovido com a realização do 1° Seminário Nacional de Educação Integral – por uma agenda de direitos e políticas intersetoriais na reconstrução da democracia, que acontece nos dias 25 e 26 de novembro, em Diadema, com possibilidade de participação presencial e on-line e certificado para ambas as modalidades. O evento, que está sendo organizado organizado pela prefeitura e Secretaria Municipal de Educação de Diadema, Unifesp, Observatório Nacional de Educação Integral, Cidade Escola Aprendiz e Centro de Referências em Educação Integral, acontece num momento importante do país, de retomada e arrumação da casa, sendo a Educação um lastro importante no (re) erguimento da estrutura democrática.  

Grandes nomes e instituições, defensores de uma Educação de qualidade para todos como um direito fundamental, conforme previsto na Constituição Federal/88, se organizaram em seis mesas temáticas e ao final uma Roda Manifesto do Seminário. Maria Thereza Marcilio, presidente da Avante – Educação e Mobilização Social participa da mesa: Educação Integral na recuperação da perspectiva integrada da Educação Básica – da Educação Infantil ao Ensino Médio, que acontece no dia 25, à tarde, para falar da perspectiva da Educação Infantil.

A ideia desta mesa é recuperar o conceito de Educação Básica, os tempos da vida nos tempos da escola, ciclo da infância à juventude, refletindo como as políticas de currículo e as reformas, a exemplo da reforma do Ensino Médio, vêm colocando em risco a visão integrada da Educação Básica, de acordo com o que está descrito no site do evento.

ACESSE AQUI O SITE DO EVENTO

O evento também terá como pauta a concepção e políticas de Educação integral: retrocessos e perspectivas para o país; Educação como direito indissociável dos demais direitos sociais e a centralidade dos sujeitos: o papel da intersetorialidade na Educação Integral; Educação integral e a questão do direito ao conhecimento: planejamento, gestão democrática, currículo e avaliação; o papel das instituições públicas de ensino superior na efetivação do direito a uma Educação Integral; Ensino Médio e a tensão com a perspectiva de formação para o mercado de trabalho; e a retomada do sentido da formação dos jovens como um direito à Educação Básica.

PARTICIPE.

Participação Presencial: https://forms.gle/NCDP3A2ZEvmnX8E66

Link para participação online: https://bit.ly/3VUtFMf

O QUÊ – 1° Seminário Nacional de Educação Integral
QUANDO – 25 e 26 de novembro
ONDE – Online e presencialmente em Diadema (SP)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Assuntos Relacionados

plugins premium WordPress
Pular para o conteúdo