logo_Prancheta 45

#20anosAvante – Sempre à frente, guiando ideias

Alaís Ávila é assessora institucional do Instituto C&A há 18 anos. Antes, foi consultora externa (1993-1998) para atender projetos de educação, num total de 23 anos dedicados à causa. Como poucos, ela conhece a história de uma parceria que vem atuando de forma decisiva para mudar, para melhor, o atendimento às crianças de 0 a 5 anos e 11 meses (primeira infância) no Brasil: o Instituto C&A e a Avante – Educação e Mobilização Social.


No final dos anos 90, quando a Avante foi procurada pelo Instituto C&A com a proposta de fazer em Salvador um projeto de fortalecimento das creches comunitárias, semelhante a uma ação apoiada pelo Instituto em São Paulo, essas se constituíam em alternativa possível para o atendimento das crianças das classes populares. Alais já era atuante no Instituto e participou do desenvolvimento das ações para aprimorar os cuidados à saúde integral da criança soteropolitana nessas instituições de educação infantil e a criação da ACREDITE. “A Avante sempre foi uma organização que esteve pautada, em vários momentos do Instituto C&A, sobretudo quando vinculada a processos de formação de educadores”, conta.


A proposta aproximou as duas instituições, e por longos anos estabeleceu-se um relacionamento sólido, que construiu alianças estratégicas com outros atores sociais que se colocavam na mesma pauta para avançar a educação no Brasil. “Diversas foram as temáticas em que Instituto C&A e a Avante se colocavam como precursores, quer na formação de educadores de creches, ou em projetos de mobilização social em prol da educação”, recorda a assessora do Instituto.


Alaís também traz na memória a vivência no projeto de promoção à leitura que criou a rede Emredando Leituras, hoje atuando de forma autônoma, que reuniu organizações afins para, juntas, incidirem na promulgação do Plano Municipal do Livro e da Leitura no município de Salvador. Ela destaca também uma ação que há 6 anos vem incidindo na melhoria da qualidade do atendimento na Educação Infantil, mediante a articulação com politicas municipais desse segmento – o projeto Paralapracá, integrado, desde 2015, ao Guia de Tecnologias do Ministério da Educação (MEC), conferindo à Avante “notório saber” na formação continuada de profissionais de Educação Infantil.


“Ser Avante é uma feliz expressão de liberdade e democracia na condução de propósitos em prol da educação brasileira – é a este sentimento que o nome Avante me remete. Sempre à frente, guiando ideias que se concretizam em projetos de bem comum”, finaliza.

Assuntos Relacionados

Pular para o conteúdo