logo_Prancheta 45

Outubro Rosa: Estação Subúrbio aborda autoexame e autoestima

A auto-imagem refletida no espelho era um convite para a reflexão que ia além daquele rosto, muitas vezes cansado da lida diária. Era um convite para um olhar carinhoso e amoroso, afinal, como se sentia aquela mulher que estava sendo convidada a se ver? E, assim, dez mulheres da Ocupação Quilombo do Paraíso, no Subúrbio Ferroviário de Salvador, se reuniram, no dia 14 de outubro, com a equipe do projeto Estação Subúrbio – nos trilhos dos direitos (Avante e KNH), para conhecer a importância do autoexame e as formas de acesso à rede de atendimento à saúde da mulher, no mês dedicado à conscientização contra o câncer de mama. 

O grupo se formou às 9h, na própria comunidade, em ambiente aberto e arborizado, como forma de prevenção ao contágio pelo novo coronavírus – de acordo com as normas da Organização Mundial de Saúde (OMS). Teve música, exibição de filme e roda de conversa, sob a monitoria da assistente social que atua no Balcão Psicossocial – tecnologia social da Avante utilizada no Projeto para acolhimento das famílias das crianças e adolescentes atendidas pelo Estação Subúrbio. Como convidada do dia, Rose Santos, que trabalha com ações sociais, entre elas, junto a mulheres que vivenciam o câncer de mama, falou sobre sua experiência de vida e profissional.

Acolhidas com a música Dona de mim (Iza) as mulheres foram conclamadas à reflexão, e teve seu ponto alto com a exibição do documentário Passeio no Zoo, que traz relatos de mulheres vítimas de câncer de mama e falam sobre a importância do cuidado com a saúde e do amor a si mesmas. Assim, elas prosseguiram para a roda de conversa. 

“Eu sinto que tenho que me cuidar mais do que me cuido”, disse dona Mary após as dinâmicas que destacaram a importância do cuidado com a saúde física e mental.  “Eu me sinto com mais coragem”, testemunhou Jocilene. “Foi um momento muito legal e de descoberta para elas. Mesmo quando a atividade acabou, elas continuaram no espaço querendo mais”, vibra Eva Tomaz, assistente social do Projeto que organizou o encontro na comunidade, que vem acontecendo a cada 15 dias.

Estação Subúrbio

O Projeto Estação Subúrbio atua na Ocupação desde 2017 e tem como objetivo a redução da violência comunitária, sobretudo a que atinge crianças e adolescentes, utilizando como principal estratégia o brincar. Com respeito ao distanciamento físico, garantindo a utilização dos EPIs recomendados, o Projeto continua oferecendo serviços e ações para o fortalecimento das famílias e atendimento das necessidades psicossociais visando, em especial, uma Cultura de Paz.

O Balcão Psicossocial está inserido entre as ações do Projeto realizando triagem e encaminhamento para ações desenvolvidas no Projeto a partir de demanda da comunidade, e outros programas previstos nas políticas públicas de Salvador. O Balcão vem promovendo acesso a direitos cidadãos e melhorando a qualidade de vida da comunidade.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Assuntos Relacionados

Pular para o conteúdo