logo_Prancheta 45

Nota de Repúdio: Diferente do presidente, nós defendemos a infância

A Avante – Educação e Mobilização Social, como organização que milita há mais de 24 anos em defesa dos direitos da criança e do adolescente, vem a público expressar a sua posição em defesa da infância frente a recente fala do atual presidente da República, Jair Bolsonaro, na qual o chefe do executivo brasileiro exalta um tempo em que, no Brasil, as crianças das camadas mais pobres da população “tinham” que trabalhar por não haver políticas públicas que apoiassem as famílias. Ao defender o trabalho infantil, afronta os direitos das crianças inscritos na Carta Magna do país e na lei que ampara crianças e adolescentes, o ECA.

Como uma instituição engajada permanentemente em ações de prevenção e combate ao trabalho infantil, consideramos inaceitável a entrada precoce das crianças e adolescentes no mercado de trabalho, por considerar o Trabalho Infantil algo maléfico à sua saúde física, emocional, mental e prejudicial ao seu desenvolvimento integral, comprometendo o seu rendimento escolar e a sua qualificação profissional.
Ressaltamos, ainda, o perverso papel que o trabalho precoce desempenha na perpetuação da pobreza, na reprodução das desigualdades sociais no País, além do nefasto preconceito de classe e discriminação em relação à população menos favorecida, vítima constante da violação de direitos.

Cabe, ao poder público, coibir o Trabalho Infantil e desenvolver ações articuladas entre os órgãos nas diversas instâncias, buscando prevenir e combater o problema, no propósito de romper com a naturalização que historicamente lhe é conferida.

Avante – Educação e Mobilização Social

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Assuntos Relacionados

Pular para o conteúdo