Mulheres do Quilombo Paraíso se mobilizam por geração de renda

Mulheres e mães da Ocupação Quilombo Paraíso, no Subúrbio Ferroviário de Salvador (BA), conquistaram a doação de equipamentos para montagem de uma lavanderia comunitária. O maquinário industrial pode ser utilizado para lavar diversos tipos de tecidos, secar e passar roupas leves e pesadas. O objetivo é potencializar a geração de renda e autonomia das famílias da comunidade para alcançar a moradia digna, o respeito à diversidade e garantir um desenvolvimento saudável para as crianças e adolescentes que vivem no local.

O equipamento foi adquirido por meio de parceria entre as lideranças da comunidade Ocupação Quilombo do Paraíso, a Secretaria de Políticas para Mulheres (SPM) do Governo do Estado da Bahia e a Avante – Educação e Mobilização Social, como articuladora da compra. A entrega dos equipamentos ocorreu no dia 12 de maio (2022), na Ocupação.

Ana Marcilio, consultora associada da Avante foi uma das articuladoras da compra e entrega das máquinas. Ela coordena o projeto Estação Subúrbio – nos trilhos dos direitos, que atua há cinco anos na comunidade em constante diálogo com seus integrantes e suas lideranças. “A lavanderia é uma demanda da própria comunidade. Ações como essa são pensadas, realizadas e acompanhadas tendo como base os princípios da participação, da solidariedade e da cooperação na garantia de direitos. O direito de ter uma vida mais saudável e com mais segurança”, afirmou. 

Os equipamentos se destinarão à criação de uma cooperativa na comunidade, integrada, em especial, por mulheres. O empreendimento prevê a troca de aprendizagens e o fortalecimento pessoal e coletivo. “Pra mim, isso aqui é uma conquista muito grande, porque não tem como pensar em moradia sem pensar na sustentabilidade dessas mulheres dentro do nosso território. A gente ter conseguido essas máquinas para poder abrir a cooperativa de lavanderia foi muito importante, mas não teríamos conseguido se não fosse a Avante, uma parceira de longa data, confiar na gente e nos dar oportunidade para melhorarmos de vida”, disse Rita Ferreira, uma das lideranças do Movimento dos Sem Teto, responsável pela ocupação do território (clique aqui e conheça a história) e moradora da comunidade, mostrando os pelos dos braços arrepiados.

Dava para ver a empolgação das mulheres, de todas as idades, que se arrumaram e fizeram bolo e suco para comemorar a chegada de uma nova fase na vida da comunidade. O momento especial contou com a presença de amigos, lideranças, representações do poder público e as equipes da Avante e da SPM.

As conquistas da Ocupação Quilombo Paraíso são fruto da mobilização e organização da sociedade civil em busca da garantia de direitos sociais básicos, mais especificamente o direito à moradia digna. A comunidade tem sua base fundamentada em mulheres, mães e arrimos de família, trabalhadoras informais com longa experiência na articulação comunitária para a superação das vulnerabilidades e para a garantia de direitos. A Ocupação luta por respeito, direitos e autonomia das famílias de trabalhadoras e trabalhadores sem teto em Salvador.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Assuntos Relacionados

plugins premium WordPress
Pular para o conteúdo