Inspiração e transformação – referências para uma Educação de qualidade

Juntos por uma Educação que inspire e transforme é o título do seminário que marca o início da implementação das tecnologias educacionais Fortalecimento da Relação Escola – Família – Comunidade e Formação e Gestão da Educação Infantil em Luziânia (GO). Realizado pela Avante – Educação e Mobilização Social, em parceria com o Itaú Social/Programa Melhoria da Educação, o evento convoca os atores da Rede Municipal para atuar pela melhoria das aprendizagens dos estudantes e por uma escola democrática. Duas questões centrais para a melhoria da qualidade do serviço oferecido pela Rede. 

O Seminário acontece no dia 31 de março, on line, em dois turnos (matutino, 10h; e vespertino, 15h) e traz nomes nacionais e internacionais para compartilhar experiências de redes de ensino que investiram na formação das(os) formadoras(es) e na implementação de uma escola democrática.

Programação

Pela manhã, o professor da Universidade federal de Pernambuco e também ex-secretário executivo de Educação do Paulista (PE), Emanuel Souto e a gestora do CMEI Pio Bittencourt da Rede Municipal de Salvador (BA), Consuelo Almeida Matos, falarão sobre a potência da formação na rede municipal e no chão da escola. Também serão abordadas conquistas alcançadas com o desenvolvimento das ações promovidas  pela Tecnologia Educacional Formação e Gestão da Educação Infantil, desenvolvida pela Avante, em parceria com o Itaú Social/Programa Melhoria da Educação no Paulista (PE), em 2019-2021.

Pela tarde, o público, formado por educadores, gestores e técnicos da Rede de Luziânia, pode interagir com o pedagogo José Pacheco, criador da Escola da Ponte (Portugal) que, em 1976, concretizou o sonho de uma escola libertadora e aberta, cujo princípio fundamental é incluir a todos e promover o desenvolvimento da autonomia e protagonismo dos estudantes, das famílias e da comunidade.

Terão, ainda, a palavra de Zilene Trovão, gestora do Centro Integrado Mundial de Educação Prof. Dr José Aldemir (Manaus – AM) e membro da equipe diretiva do Coletivo Escola Família Amazonas, que apoiou o Centro Municipal de Educação Infantil (CMEI) Hermann Gmeiner, também em Manaus, num processo de transformação em seu projeto político-pedagógico, afastando-se do ensino tradicional. Ambos abordam os ganhos da escola, e do sistema educacional como um todo, quando se abre para participação da família, da comunidade e de atores intraescolares. 

Escola da Ponte

Baseada em três valores principais – liberdade, responsabilidade e solidariedade -, a Escola da Ponte é diferente dos modelos tradicionais, seu método propõe escolas sem turmas ou ciclos, provas, reprovações e sem campainhas que delimitam os horários. O método, inovador, tem demonstrado bons resultados com alunos e tem sido modelo em escolas de diversos países, inclusive no Brasil.

Centro Municipal de Educação Infantil (CMEI) Hermann Gmeiner 

Escola pública da cidade de Manaus (AM), localizada em terreno amplo e arborizado, está situada em área periférica da cidade, atendendo a crianças de nove bairros da região, a maioria oriunda de famílias de baixa renda. Em 2016, a escola iniciou um processo de transformação passando a usar mais seus espaços amplos e bosques e a ter suas propostas pedagógicas desenvolvidas pelos próprios educadores da escola, norteadas por um documento construído por especialistas e pela Secretaria Municipal de Educação, ampliando a troca de saberes, resultados e referências entre os educadores, coordenadores e com a diretoria.

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