logo_Prancheta 45

Fundação Pedro Calmon comemora aniversário

Nesta segunda-feira, dia 06 de maio, a Fundação Pedro Calmon/Secult – BA comemora 27 anos. Para festejar a data, a instituição programou na Biblioteca Pública do Estado da Bahia (Barris) uma série de eventos gratuitos com o objetivo de apresentar ao público as ações cotidianas da Fundação Pedro Calmon. A unidade da Secretaria de Cultura do Estado é responsável pelas políticas públicas voltadas para o livro e a leitura, arquivos e memória e as bibliotecas.

Uma das principais ações comemorativas será o lançamento da 11ª edição do Curso Conversando com a sua História, promovido pelo Centro de Memória da Bahia, às 17h na Sala Katia Mattoso, no Complexo Cultural dos Barris. Na ocasião, o professor da UFRB de Cachoeira, Walter da Silva Fraga Filho, discutirá sobre “abolição e pós-abolição da escravatura na Bahia”. O mesmo tema será pautado por diferentes historiadores nos outros três encontros que acontecerão nos dias 13, 20 e 27 de maio. O projeto é voltado para estudantes, professores e pesquisadores de temas da história da Bahia, e os interessados podem se inscrever gratuitamente no site da FPC. A cada segunda-feira, nos meses de maio, junho, agosto, setembro e outubro, será apresentada uma pesquisa histórica sobre aspectos fundamentais do nosso estado.

Neste mesmo dia 06 de maio, às 19h será realizada uma edição especial do projeto Seminários Novas Letras, realizado pela Diretoria do Livro e da Leitura. As inscrições também serão feitas de forma on line. O evento terá a presença do secretário executivo do Plano Nacional do Livro e Leitura (PNLL), do MinC, e Doutor em Filosofia Política, José Castilho Neto e contará com comentários do secretário de Cultura da Bahia, Albino Rubim, e do Mestre em Cultura e Sociedade pela Ufba, João de Morais Filho. O evento pretende promover o fortalecimento das discussões em torno das políticas públicas da cadeia produtiva do livro, bem como, incentivo a formação de novos leitores.

Também em comemoração ao aniversário da Fundação será disponibilizada aos visitantes da Biblioteca Pública do Estado uma exposição virtual sobre a vida e obra do patrono da instituição, o advogado, professor e escritor Pedro Calmon. Organizada pela Biblioteca Virtual Dois de Julho, a mostra estará disponível a partir do dia 29 de abril, data que marca a criação da Fundação Pedro Calmon, em 1986. Serão disponibilizados totens eletrônicos com acesso a internet no foyer da Biblioteca dos Barris, para que o público possa conferir o acervo de documentos, periódicos e fotografias relacionadas ao escritor. Durante as visitações à mostra, serão distribuídos materiais gráficos sobre as unidades da Fundação, como o Centro de Memória da Bahia, o Arquivo Público do Estado da Bahia, a Biblioteca Virtual e outras sete bibliotecas públicas estaduais, em Salvador, Lençóis e na Ilha de Itaparica. A exposição pode ser conferida ainda no site da biblioteca virtual especializada na história da Bahia: http://www.bv2dejulho.ba.gov.br/portal/

Assuntos Relacionados

Pular para o conteúdo