logo_Prancheta 45

Em sua 11ª edição, Fórum Mundial discute cuidados e educação na primeira infância

Participante do World Forum on Early Childhood Care and Education  WoFo (Fórum Mundial para Cuidados e Educação na Primeira Infância) desde 2009, a Avante – Educação e Mobilização Social estará presente na quarta edição consecutiva do evento. Dessa vez, com espaço de fala em discussões importantes sobre a primeira infância. A décima primeira edição do Fórum acontece entre os dias 9 e 12 de maio, em Auckland, na Nova Zelândia.


Representada pela presidente da Avante, Maria Thereza Marcilio, e a consultora associada Ana Oliva Marcilio, participando como bolsista, a instituição terá atuação ampliada, levando a bandeira da participação infantil para debates sobre Sustentabilidade – sustentando infâncias, famílias, organizações, o planeta, uns aos outros e a nós mesmos, tema do WoFo esse ano.


As duas vão estar em contato, por meio de painéis e plenárias, com defensores da primeira infância do mundo todo. Na oportunidade, elas abordarão temas como o direito ao brincar, estratégia de escuta de crianças, atuação em rede pela primeira infância (representando a Rede Nacional Primeira Infância – RNPI), além de falar sobre liderança para um público formado por líderes mundiais pela primeira infância. Uma oportunidade de trocar experiências com profissionais de diferentes origens e perspectivas, além de divulgar o trabalho da Avante internacionalmente.


Veja a programação completa


Realizado pela primeira vez em Honolulu, no Havaí (Estados Unidos), em 1999, o último Fórum Mundial aconteceu em 2014, em San Juan, Porto Rico, também com a presença da Avante, quando Maria Thereza foi convidada para desempenhar o papel de coordenadora regional de Global Leaders da América Latina. Nesse mesmo ano em que Ana Marcilio foi selecionada como GL. A trajetória da instituição no Fórum Mundial teve início com a seleção da presidente da Avante para Global Leader em 2009.
Ao longo dos anos a participação da instituição foi sendo gradativamente ampliada e ela passou a integrar o Working Group de Children’s Rigth, dentro do qual foi formado, em 2012 (na Noruega), o Comitê Voices of Children, que produziu o documentário Voices of Children (VoC), com o intuito de levar as vozes das crianças de diversas partes do mundo, na perspectiva da garantia dos seus direitos, para o evento.


Em 2015, a Avante realizou, em Salvador (BA), o Seminário dos Global Leaders das Américas, que reuniu 14 GL das Américas selecionados para participar do Fórum Mundial em 2014. No encontro, eles apresentaram os projetos desenvolvidos em prol da primeira infância. O último encontro de GL das Américas aconteceu em março, em Albuquerque, Novo México (Estados Unidos), com a participação de Maria Thereza Marcilio.


Avante no World Forum


Nessa nova edição, a Avante ganha espaço de fala, tendo a oportunidade de apresentar sua atuação em advocacy pela primeira infância. Nos dias 8 e 9 de maio, num encontro que antecede o Fórum, Maria Thereza Marcilio estará com Global Leaders (GL) de todo o mundo, enquanto Ana Oliva Marcilio estará com o Comitê Voices of Children.


No dia 10, Ana Oliva, juntamente com Vashima Goyal (Singapura/Índia), apresenta o documentário Voices of Children (VoC) na sessão de abertura do Fórum, maior plenária do evento, com cerca de 600 participantes, intitulada Imagens de Direitos: Perspectivas Infantis e Vozes de Crianças (Images of Rights: Children’s Perspectives and Voices of Children). No mesmo dia, Maria Thereza fala sobre o direito do brincar na Educação Infantil, no painel Direitos das Criança de 0 a 3 na Educação Infantil (Children’s Rights: Infants and Toddlers), para qual leval algumas das práticas e teorias que subjaz ao Paralapracá.
No dia seguinte (11), Maria Thereza participa de plenária com líderes dos Estados Unidos, Líbano, México, República de Fiji e Sri Lanka sobre o tema Liderando a mudança em um mundo em mudança (Leading Change in a Changing World) e responde à pergunta: “O que faz com que o Global Leader assuma uma liderança nacional”. Neste dia, Ana Oliva estará no painel Por trás das cenas: o projeto documentário The Voices of Children (Behind the Scenes: The Voices of Children Documentary Project), apresentando as estratégias de escuta e participação das crianças utilizadas pela produção, juntamente com Vashima Goyal (Singapura/Índia), John Nimmo (Austrália/Estados Unidos), e Gustavo Amora (Brasil), integrantes da equipe de filmagens.


O último dia do evento tem presença duplicada da Avante no painel Networking: desafios e pontos fortes do trabalho coletivo (Networking: Challenges and Strengths of Collective Work), com a mediação de Maria Thereza, e apresentação de Ana Oliva sobre o trabalho de advocacy da Rede Nacional Primeira Infância (RNPI) – articulação de organizações da sociedade civil, incluindo a Avante, do governo, setor privado, de outras redes e de organizações multilaterais, que atuam pela promoção e garantia dos direitos da primeira infância. Lynette Okengo (Quênia) e Carmen Hernáez (Argentina) também participam do painel.


Global Leaders


A missão da World Forum Foundation – organização civil sem fins lucrativos – é promover uma troca de ideias permanente e global sobre a oferta de serviços de excelência para a primeira infância nos mais diversos ambientes. Entre os programas, está o Global Leaders (GL) for Early Childhood (Líderes Globais para Crianças Pequenas), cujo objetivo é identificar, selecionar e oferecer suporte e subsídios a profissionais que militam pela primeira infância em diferentes lugares do mundo.


Agrupados por região (Américas, África, Europa, Oriente Médio e Ásia-Pacífico), cerca de 200 líderes emergentes de 61 países já participaram, desde 2004. Entre eles, Ana Oliva Marcilio (GL 2014), que estabeleceu o primeiro contato com o World Forum ao substituir Maria Thereza Marcilio (GL 2009), em uma viagem a Noruega para o grupo de trabalho (GT) sobre direitos da infância, do qual, atualmente, as duas são integrantes. Lá, ela se vinculou ao Comitê Children’s Voices, que tem o intuito de fomentar a participação infantil no que tange aos direitos das crianças em escala global. Ana também representa a Avante no GT de participação infantil na RNPI.

Assuntos Relacionados

Pular para o conteúdo