Trocando em Miúdos Avante

A Avante – Educação e Mobilização Social realiza o Trocando em Miúdos, edição 2023, entre 10 e 13 de julho. Um seleto grupo de associados, colaboradores, especialistas, vindos de diversas partes do país, que não se reúne desde antes da pandemia da covid-19, promoverá um amplo debate sobre as agendas prioritárias no campo da Infância, considerando o atual cenário político de reabertura de diálogo com os movimentos sociais após seis anos de desmonte. A programação inclui visita a dois Centros Municipais de Educação Infantil (CMEIs), de Salvador. 

Grandes nomes que atuaram na política nacional e especialistas renomados estarão presentes. No dia 12 de julho, por exemplo, teremos uma roda de diálogo sobre Políticas Públicas para garantia de direitos: a criança na família, na escola e na comunidade. A Dra. em Educação, Mille Fernandes, falará sobre a  Interseção da academia com a sociedade civil, escola e comunidade; Levindo Diniz, também Dr. em Educação com experiência diversas no campo social e gestão pública, apresentará o tema Infância, Educação e Cidadania; A Dra. em Educação, Patrícia Lacerda, abordará o contexto político atual e a área social.

Pilar Lacerda, que já atuou como Secretária Municipal de Educação de Belo Horizonte, presidente nacional da Undime e Secretária Nacional de Educação Básica/MEC, dará enfoque à prática social e relações com o poder público. Maria Thereza Marcílio, Ana Marcílio, Ana Luiza Buratto e toda equipe da Avante estarão disponíveis para falar de projetos, políticas e resultados em âmbito nacional. Os debates prometem e podem ser uma excelente oportunidade para diversas pautas.

Visita aos CMEIs

Na terça (11/07), a partir das 9h, um grupo multidisciplinar – formado por aproximadamente 20 pessoas, entre assistentes sociais, psicólogos, diretores de organizações sociais e professoresrealizará visitas a dois CMEIs de Salvador: CMEI União da Boca do Rio, localizado no bairro do Imbuí, e o CMEI Castro Alves, em Pituaçu. O CMEI União se destaca pela promoção do protagonismo infantil, com um olhar especial para o brincar como propulsor do desenvolvimento da autonomia. O CMEI Castro Alves pauta seu trabalho pedagógico na construção da identidade étnico racial, social e de gênero, proporcionando o desenvolvimento cognitivo, social e emocional das crianças. 

PROGRAMAÇÃO

1º dia – 10/07 (segunda-feira)

·         09h às 12h – Boas-vindas na sede da Avante

·         14h às 17h30 – Abertura oficial

Participam: colaboradores, consultores associados e consultores externos da Avante.

Local: sede da Avante – Rua Almirante Barroso, n. 64, Rio Vermelho.

2º dia – 11/07 (terça-feira)

·         09h às 12h – Visita aos CMEIs

·         14h às 17h30 – Bate papo sobre Tematização da prática e visitas aos CMEIs

Participam: colaboradores, consultores associados e consultores externos da Avante.

Local (manhã): CMEI União da Boca do Rio (Rua Jayme Sapolnik, s/n, Imbuí) e CMEI Castro Alves (R. Prof. Jairo Simões, N° 223, Pituaçu)

Local (tarde): Hotel Mercure – Rio Vermelho  

3º dia – 12/07 (quarta-feira)

·         09h às 12h – Roda de Conversa com Mille Fernandes (conselheira consultiva)

·         14h às 17h – Roda de Conversa com Levindo Diniz, Pilar Lacerda e Patrícia Lacerda (conselheiros consultivos)

Participam: colaboradores, consultores associados, consultores externos e conselheiros consultivos da Avante

Local: Hotel Mercure

4º dia – 13/07 (quinta-feira)

·         09h às 12h – Reflexões sobre os trabalhos realizados

·         14h às 17h – Tecendo nossa caminhada – avaliação

Participam: colaboradores, consultores associados, consultores externos e conselheiros consultivos da Avante

Local: Hotel Mercure

ESCOLAS QUE SERÃO VISITADAS

CMEI União da Boca do Rio

(Rua Jayme Sapolnik, s/n, Imbuí)

O Centro Municipal de Educação Infantil União da Boca do Rio é um espaço de interlocução de saberes variados, que convoca uma infância bem vivida. Nesse movimento pulsante de interações, as crianças experimentam a construção de referências a partir de práticas de vida, que primam pelo protagonismo infantil, revelando múltiplos saberes que os pequenos trazem, fruto de sua trajetória e de suas percepções dos variados contextos. Uma guarderia das infâncias, que tem como missão assegurar os direitos de aprendizagem das crianças, com um olhar para o brincar enquanto condição de existência e para o desenvolvimento da autonomia como um processo contínuo de percepção de si e do entorno.

CMEI Castro Alves

(R. Prof. Jairo Simões, N° 223 – Pituaçu)

O Centro Municipal de Educação Infantil Castro Alves recebeu este nome em homenagem ao “Poeta do Povo”, poeta que escrevia sobre o povo negro, suas angústias, sofrimentos, resistência, força. Está localizado no bairro Imbuí / Bate Facho, em Salvador. A comunidade é remanescente de quilombo que, no decorrer de sua história, manteve forte ligação com o quilombo Kabula. O CMEI Castro Alves funciona em período integral e tem como missão contribuir para melhoria das condições educacionais da população de 02 a 05 anos da comunidade onde está inserida, contribuindo para a construção da identidade étnico racial, social e de gênero, proporcionando o desenvolvimento cognitivo, social e emocional das crianças. A CMEI funciona em período integral, em um espaço próprio, inaugurado em 08 de agosto de 2022, digno e adequado para a faixa etária que possibilita desafiar e desenvolver as potencialidades das crianças.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Assuntos Relacionados

plugins premium WordPress
Pular para o conteúdo