Estação Subúrbio encerra ano com festival de sol, sorrisos e brincar

Teve diversão para todo mundo na tarde de encerramento do projeto Estação Subúrbio – nos trilhos dos direitos, no dia 14 de dezembro de 2021. Orkestra Rumpilezz no alto-falante conectado ao celular. As crianças aguardando ansiosas por sua vez no pula-pula, as menores disputando mergulhos na piscina de bolinhas coloridas. Os jovens, adultos e os mais idosos sentados nas poucas sombras que já estavam começando a se formar, posicionando as cadeiras para conseguir admirar, do melhor lugar, a movimentação de todos que iam chegando e a exposição de fotos que descrevia em beleza as expressões dos momentos vividos pela comunidade no ano de 2021. 
Não era apenas mais uma tarde ensolarada de terça-feira, era o dia da III Expo Paraíso. Festival de encerramento 2021 do Estação Subúrbio – nos trilhos dos direitos, realizado pela Avante – Educação e Mobilização Social em parceria com a Kindernothilf (KNH), com 46 famílias da comunidade Ocupação Quilombo do Paraíso, no Subúrbio Ferroviário de Salvador.
Quando a palhaçaria chegou, as crianças já escutavam ao longe, “tem alguém chegando aí, serão eles?”, arregalou os olhos a menina Alê, quase “soltando faísca” de vontade de ver os palhaços. Era o momento da chegada da Trupe Musiclauns, com seus sapatos engraçados e instrumentos desengonçados. Músicos em conexão total com a plateia, tocaram hits como o “Rock da Pipoca”, mandaram pesado no acordeon, fechando o show com “Alecrim Dourado”, numa salada de estilos e pulos de criança, explosões de risadas e encantamento. Parecia até um domingo, era um encontro para celebração, era hora de reunir toda a potência do brincar livre compartilhado pela comunidade e a equipe Projeto ao longo dos cinco anos de atuação na Ocupação Quilombo do Paraíso. 
Apoio e continuidade
No espaço da “III Expo Paraíso” houve também uma apresentação da trajetória e dos resultados do trabalho desenvolvido pela equipe da Avante, feita pela coordenadora do Projeto, a psicóloga e consultora associada da instituição, Ana Marcilio, que destacou a importância de se manter a prática do brincar viva. “O foco desse Projeto é a redução da violência no cotidiano das crianças por meio da garantia de direitos, especificamente, o direito ao brincar. Esperamos que com isso elas possam levar um pouco do que nós fazemos com elas para dentro de casa e que possam ajudar as famílias a viver melhor”, afirmou a psicóloga.
Na apresentação, depoimentos como os de João Victor e Tainá, que cresceram entre as brincadeiras e diálogos com os educadores brincantes e as assistentes sociais do Estação Subúrbio e agora, como jovens monitores, firmaram seus compromissos de dar continuidade ao brincar com as outras crianças da comunidade. “Queria pedir a todos os pais que não impeçam seus filhos de brincar quando nós estivermos na monitoria, pois muitos pais que estão aqui só deixam o filho brincar quando é Zé Diego e Camila [educadores brincantes da Avante]. A gente não vai pra Avante se formar como monitor para não fazer nada dentro da comunidade. Que isso tenha mérito e que acreditem na gente também. Não é só porque a gente é jovem e criança que a gente não pode. Que tudo o que a gente aprendeu não seja em vão”, pediu João Victor, 18 anos.
A monitora Tainá, 15 anos, leu para todos as regras de convivência do espaço de brincadeiras na comunidade e os combinados proclamados pelas crianças em um cartaz. E disse com toda força que ali era lugar de respeitar e escutar as crianças, além de acolher, cuidar e brincar.
Exposição fotográfica e lembranças de um passeio
Fotos de momentos de brincadeira estavam ampliadas, estampadas no espaço de apresentações. Entre elas, a lembrança da refrescância de uma manhã em que todos foram curtir um dia no minadouro, a alguns quilômetros da comunidade. O passeio foi sugerido por André, 15 anos, e Isabele de 12, monitores formados pelo Projeto. André mobilizou os vizinhos para o passeio, com o apoio de “tia Rita”, líder da Ocupação. Mães, pais, avós, crianças, todos brincaram juntos naquele dia especial. Nas imagens do fotógrafo Ismael Silva, as emoções brotavam como a água.
Para André, o dia no minadouro foi um momento de dedicação dele e de todos pelo brincar da comunidade, “foi muito legal estar ali com todos, brincando e aproveitando o dia”. André contou que aquele passeio ao minadouro inspirou uma ação de limpeza do entorno, de corte do mato alto e cuidado com a natureza, que irá acontecer em breve. A ação foi organizada com a ajuda de todos e será realizada por todos. “Tem que cuidar do nosso lugar pra todo mundo aproveitar, né?”, justificou o monitor.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Assuntos Relacionados

plugins premium WordPress
Pular para o conteúdo