Diálogo internacional sobre racismo na primeira infância

Um diálogo entre especialistas de várias áreas e países sobre o impacto do racismo na vida das crianças pequenas (World Forum – Bonnie’s Global Cafe – How to address the impact of racism on young children: strategies for change) reuniu diferentes perspectivas na busca por estratégias para romper esta violência, tantas vezes invisibilizada. A importância da representatividade, desde a mais tenra infância, no brincar, na literatura, nas atividades pedagógicas, como caminho para formar, proteger e transformar a realidade das crianças, reconhecendo-os como sujeitos de direitos. 

O evento, que aconteceu online e pode ser visto na página da World Forun Fundation, contou com a participação da Avante – Educação e Mobilização Social tanto no diálogo quanto no planejamento do evento. Maria Thereza Marcilio, presidente da Avante e coordenadora dos Global Leaders da América Latina, trouxe para  a conversa 25 anos de histórias e experiências acumuladas nas rodas de conversas, escutas de crianças, professores e gestores da educação, fazendo a mediação da conversa; Ana Marcilio, consultora associada da organização colaborou com a organização do evento e com a curadoria do tema e dos participantes. A militância contra o racismo está presente nas ações da instituição e uma delas foi a campanha Cadê Nossa Boneca? que teve como representante no evento Mylene Alves, publicitária que atua na área de marketing e é co-idealizadora da Campanha ao lado de Ana Marcilio.

Também estiveram no diálogo, com colaborações valiosas: Cássia Valle, atriz e escritora (Livro: Calu, uma menina cheia de histórias); e Isabella Quesadas, educadora e líder global do World Forum. A conversa “abordou um dos maiores desafios do nosso tempo, com esperança e chamada para ação, com suas estratégias e missão”, conforme fala de agradecimento dos organizadores após o evento. 

Para contemplar a diversidade de experiências e realidades o Bonnie’s Global Cafe foi apresentado em espanhol, português e inglês pela primeira vez, o que para Maria Thereza, representou um marco na utilização de nossos idiomas, “mostrando a diversidade cultural na proposição de soluções para enfrentar o racismo”, disse.

“Muito obrigado pelo trabalho de criar essa experiência para todos nós. Estamos ansiosos para continuar as conversas sobre racismo, construir diversidade profissional e quebrar barreiras de linguagem e distâncias”, disse Bonnie Neugebauer, Global Impact Engineer e organizadora do evento.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Assuntos Relacionados

plugins premium WordPress
Pular para o conteúdo