Escolas acolhedoras e protegidas por políticas de enfrentamento das violências

As diversas formas de violência que ocorrem dentro do ambiente escolar são reflexos de um conjunto de problemas estruturais que estão postos para toda sociedade e que ganham visibilidade em momentos de tragédia e grande comoção, como o que nos defrontamos mais recentemente. 

Mais uma vez, lamentamos profundamente que atos de violência extrema dentro de uma escola levam à interrupção dos sonhos de uma garota, de 17 anos, e um adolescente, de 16 anos, ambos do Colégio Estadual Professora Helena Kolody, no município de Cambé (PR). Vemos com extrema preocupação e tristeza que um jovem de 21 anos, ex-aluno da escola e que também está morto, tenha sido o autor desses crimes.

Urge uma política nacional de enfrentamento das violências em contexto escolar, principalmente, de promoção de escolas acolhedoras e protegidas, o que implica diretamente em dotação orçamentária para fazer frente a construções sólidas de soluções coletivas. 

Vemos como um marco importante a realização do I Seminário Internacional sobre Segurança e Proteção no Ambiente Escolar, realizado pelo Ministério da Educação, a UNESCO, a Flacso e o Grupo de Trabalho de Prevenção à Violência Escolar apoiado pelo MEC, no final de maio, em Brasília. O encontro, que reuniu convidados de cinco países e deu visibilidade a experiências brasileiras de estados e municípios, apresentou práticas que buscam enfrentar contextos de violência escolar. 

O Seminário é uma demonstração de que o MEC está aberto às escuta e à construção coletiva, entretanto, há urgência no avanço da agenda, com ampliação do debate, escuta da comunidade escolar e, especialmente, dos estudantes, assim como envolvimento das famílias e entidades que compõem o Sistema de Garantia de Direitos (SGD). 

Cada ataque a uma escola é um ataque a todas as escolas e é um atestado de que falhamos como sociedade. A cultura de paz deve ser uma atitude que permeia toda a teoria e prática de ensino, envolvendo todos os profissionais de educação e os estudantes, as famílias e a comunidade, em um desafio comum e compartilhado com toda sociedade.

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