
Para celebrar o Dia Mundial da Síndrome de Down, a Avante – Educação e Mobilização Social indica a leitura de “A vida com Logan”. Uma história em quadrinhos (HQ) escrita por Flávio Soares – designer, quadrinista e pai de Logan, um menino que nasceu com a Trissomia do 21 (síndrome de Down) e, desde 2004, tem proporcionado ao pai um mundo de novidades e possibilidades.
A história (real) do personagem apresenta os desafios da adaptação do garoto em sua nova escola e como a diversidade pode e deve ser celebrada a partir de atitudes que promovam um mundo mais plural e inclusivo, melhor para todas as pessoas.
Para registrar as vivências com o filho, o quadrinista transformou suas tiras em webcomics (publicação voltada exclusivamente para a internet) e, desde 2009, compartilha conteúdos bem-humorados que positivam a existência “atípica” do garoto e suas experiências cotidianas.
O livro impresso foi publicado em 2013 e ganhou o Troféu HQMix, importante premiação do segmento.
Confira a história de Logan, o menino mutante que, assim como o Wolverine, tem o privilégio de protagonizar a sua própria série em quadrinhos.
A narrativa
Logan é uma criança igual a todos os colegas da escola nova, embora “um pouco diferente”, segundo o narrador.
Quando a palavra “diferente” aparece numa obra ambientada em contexto escolar, parte dos elementos do seu enredo e desfecho são, comumente, previsíveis. De imediato, imaginamos uma história atravessada por preconceito, bullying, lágrimas, conflitos, com um final comovente e reflexivo sobre a importância e necessidade da inclusão.
A Vida com Logan, no entanto, surpreende. A HQ não tem como foco as dificuldades enfrentadas por uma criança com a Trissomia do 21. A vida com Logan é um retrato leve de uma realidade complexa.
Na apresentação do livro, Flávio Soares, pai e autor – apaixonado por HQs – adianta que a chegada de Logan – filho e personagem protagonista – contrariou os avisos preocupados das pessoas que tentaram “prepará-lo” para uma paternidade atípica.
Nada de obstáculos insuperáveis. O que se vê no livro é o que o seu pai viu e segue vendo nos olhos amendoados do filho: “o prazer indescritível de viver a vida, mostrando a todos que as dificuldades serão superadas, cada uma a seu tempo”.
A narrativa, contudo, não esconde as barreiras e desafios impostos pela sociedade, elas estão presentes em toda a história, como estão também (e, principalmente) as soluções encontradas para que Logan acessasse e participasse do cotidiano escolar.
A vida com Logan é uma história de possibilidades. Da possibilidade do respeito, compreensão e escolhas pedagógicas assertivas da professora; da postura correta da gestão escolar para lidar com situações discriminatórias; do acolhimento dos colegas; da celebração da diversidade; da efetivação da inclusão escolar.
Ao final da história, os leitores têm, ainda, a oportunidade de conhecer Logan por meio das fotografias e breves descrições sobre a sua personalidade e vida em família; além disso, há uma apresentação importante sobre aspectos que caracterizam a síndrome de Down e que nos auxiliam a incluir pessoas com T21, de forma a potencializar o seu desenvolvimento e ampliar as nossas aprendizagens e olhar sobre o mundo.
A vida com Logan é um livro para a sala de aula, para a biblioteca e para o quarto das crianças. É para ser partilhado na reunião de pais, na sala de professores, com nossos familiares e amigos.
A jornada de Logan e sua família pode ser acompanhada pelo site www.avidacomlogan.com.br ou pelo Instagram oficial das tiras em quadrinhos de “A Vida com Logan” (@avidacomlogan).