Reaproveitamento de alimentos proporciona novos sabores na Feira de São Joaquim

Reaproveitamento de alimentos proporciona novos sabores na Feira de São Joaquim

Um terço dos alimentos produzidos no mundo é desperdiçado anualmente. O Brasil está entre os dez países que mais promovem o desperdício, que já atinge 30% de sua produção agrícola. Os dados, apontados em 2013 pela Organização das Nações Unidas (ONU) no relatório intitulado “A Pegada do Desperdício Alimentar”, ilustram como as pessoas se relacionam com o meio ambiente de modo perverso. No país em que cerca de 13 milhões de pessoas passam fome ou sofrem desnutrição, a realidade paradoxal assusta e exige a criação de alternativas, sendo o reaproveitamento de alimentos uma das opções mais econômicas e sustentáveis.

Essa é a prática da CooperFeira Novo Sabor – Cooperativa de Alimentos da Feira de São Joaquim, que pretende reaproveitar os alimentos descartados diariamente na maior Feira livre da América Latina. Desde que aproveitados corretamente, os refugos da Feira de São Joaquim, que até então não tinham valor de comércio, podem ser transformados, diversificando o mix de produtos oferecidos na Feira. “Os refugos vão passar por processo de escolha, lavagem e sanitização para que se tornem viáveis e seguros para consumo. Então poderão ser transformados em produtos desidratados, compotas, doces e polpa de frutas sem a utilização de conservantes”, esclarece Graça Wanderley, nutricionista que assessora a CooperFeira Novo Sabor através do projeto É Dia de Feira Solidária, executado pela Avante – Educação e Mobilização Social, por, meio da Linha de Formação para o Trabalho, com recursos da Secretaria de Trabalho, Emprego, Renda e Esportes de Salvador (SETRE).

 
Além de ser sustentável, a prática do reaproveitamento proporciona uma alimentação saudável e nutritiva. Poucos sabem, por exemplo, que a casca de abóbora é rica em fibras e vitamina C, podendo ser utilizada em saladas e para enriquecer o arroz. Quem poderia prever ainda que a casca de banana que descartamos possui duas vezes e meia mais vitamina C que a polpa? Essa, que é uma das frutas mais populares, tem em sua casca uma fonte rica em vitaminas A, C e do complexo B e fósforo. “Cascas, talos, folhas e sementes são usualmente desperdiçadas pela maioria da população por falta de conhecimento. Esses produtos contêm nutrientes importantes como vitaminas, minerais e fibras, possibilitando o aproveitamento integral do alimento, tornando as preparações mais baratas, saborosas e nutritivas, minimizando o desperdício e a geração de lixo.”, explica Graça Wanderley. A dica da nutricionista para reaproveitar essas partes do alimento é atentar para a higienização e sanitização dos produtos. Segundo ela, é justamente nessas partes que a concentração dos fertilizantes e pesticidas é maior. Então lave o alimento em água corrente e em seguida sanitize em água clorada por 15 minutos. Depois enxague com água filtrada para retirar o excesso do cloro utilizado.
 
Com o objetivo de divulgar essa prática de reaproveitamento, a CooperFeira Novo Sabor proporciona ao público tours por seu centro de produção, que fica dentro da própria Feira de São Joaquim, na Rua do Muro. Durante a experiência o público conhecerá o maquinário utilizado pela CooperFeira, suas práticas de higiene e segurança e degustarão produtos. Os tours acontecerão no dia 02 de abril, das 10h às 14h, durante o evento de lançamento da CooperFeira.
 
Abaixo, apresentamos uma receita para que o reaproveitamento de alimentos seja praticado em casa:
 
 
 

Bolo de Casca de Banana

 
Massa:
 
-4 cascas de banana
 
-2 ovos
 
-2 xícaras (chá) de leite
 
-2 colheres (sopa) de margarina
 
-3 xícaras (chá) de açúcar
 
-3 xícaras (chá) de farinha de rosca
 
-1 colher (sopa) de fermento em pó
 
Cobertura:
 
-½ xícara (chá) de açúcar
 
-1 ½ xícara (chá) de água
 
-4 bananas
 
-½ limão
 
Modo de preparo:
 
Lave as bananas e descasque. Separe 4 xícaras de casca para fazer a massa. Bata as claras em neve e reserve, na geladeira. Bata no liquidificador as gemas, o leite, a margarina, o açúcar e as cascas de banana. Despeje essa mistura em uma vasilha e acrescente a farinha de rosca. Mexa bem. Por último, misture delicadamente as claras em neve e o fermento. Despeje em uma assadeira untada com margarina e farinha. Leve ao forno médio pré-aquecido por aproximadamente 40 minutos. Para a cobertura, derreta o açúcar em uma panela e junte a água, fazendo um caramelo. Acrescente as bananas cortadas em rodelas e o suco de limão. Cozinhe. Cubra o bolo ainda quente.
 

Assuntos Relacionados

plugins premium WordPress
Pular para o conteúdo