Avante participa de minicurso da cátedra de Educação básica da USP

A Avante – Educação e Mobilização Social participou do ciclo de Minicursos “Educação Básica: Espaços e Políticas”, organizado pela Cátedra Alfredo Bosi de Educação Básica da USP em parceria com o Itaú Social. O professor Lino de Macedo e as professoras Adelir Marinho e Fátima Beraldo, esta consultora associada da Avante, ministraram o Minicurso – “Direitos de Aprendizagem e Campos de Experiência nas Três Etapas da Educação Infantil” para um público que totalizou 846 visualizações no Youtube. A cátedra reúne professores dispostos a contribuir para políticas de formação e reconhecimento do professorado da Educação Básica no país, especialmente, das redes públicas.

As professoras Fátima e Adelir provocaram reflexões sobre a prática pedagógica na Educação Infantil, a partir de questionamentos sobre as concepções de criança e infância que, historicamente, guiam essa prática. Abordaram a interconexão entre direitos de aprendizagem e campos de experiência, planejamento e ação pedagógica na Educação Infantil, com ênfase na questão da intencionalidade do professor e a importância de planejar a partir da escuta da criança. Profa. Fátima contribuiu trazendo a experiência de mais de 20 anos de trabalho da Avante na formação de profissionais da Educação Infantil, salientando conquistas da área como, por exemplo, o reconhecimento da criança enquanto um ser de direitos, a partir da Constituição Federal, destacando que o brincar é um direito fundamental.

A explanação da consultora da Avante atualizou o cenário da formação de profissionais da educação com olhar para a criança de uma perspectiva holística, criando contextos planejados para promover experiências lúdicas e interconectadas aos direitos garantidos por lei. O professor Luis Carlos de Menezes ressaltou o que constatou a partir das falas das professoras Fátima e Adelir: o progresso da educação brasileira em reconhecer o profissional da educação infantil como um profissional de capacidades maiores que apenas cuidar da criança. “Quanto mais tenra e delicada a criança, mais importante e profunda tem que ser a formação de quem lida com ela”, disse Menezes.

Minicurso

Com apresentação e mediação do professor Leandro Gaffo da UFSB, o minicurso iniciou com fala do professor Luis Carlos de Menezes da USP sobre os méritos do campo de experiência em que a Base Nacional Comum Curricular (BNCC) será revisada. O professor Lino de Macedo da USP ressaltou as contribuições de Jean Piaget às 3 etapas da Educação Infantil. Abordou as significações de aprendizagem e experiência, o lugar do ensino das crianças pequenas, o aprendizado por imitação, repetição, hábitos, brincadeiras, e seus impactos no desenvolvimento da afetividade e da inteligência na criança de 0 a 5 anos. Salientou que a criança precisa do adulto que brinque com ela, brinco, logo me preocupo, me ocupo, dou atenção. Que é preciso para um professor do Ensino Básico não só cuidar, mas apresentar elementos da cultura, na perspectiva de uma criança pequena.

Movimentaram o chat durante as mais de duas horas de minicurso, professores do Ensino Básico, estudantes de licenciatura, pesquisadores e outros interessados na área de diversos municípios do Brasil, dentre eles, Bauru (SP), Mongaguá (SP), Santo André (SP), São Caetano (SP), São Bernardo (SP), Barretos (SP), Sorocaba (SP), Itanhaém (SP), São Paulo (SP), Vista Alegre do Alto (SP), Rio de Janeiro (RJ), São Romão (MG), Amaral Ferrador (RS), Brasília (DF), Chapecó (SC), João Pessoa (PB), e da Universidade Federal do Sul da Bahia – UFSB.

Os minicursos do Ciclo de Minicursos “Educação Básica: Espaços e Políticas” da Cátedra de Educação Básica da USP ocorrem sempre às terças e quintas-feiras, das 19h às 21h30 (confira todas as datas no site da Cátedra).

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Assuntos Relacionados

plugins premium WordPress
Pular para o conteúdo