AVANTE INDICA – Cinco experiências sobre como participar das decisões políticas

Já ouviu falar em Minipúblico? Para conhecer a experiência mais a fundo, acesse a edição especial da Revista Decidadania de novembro/2021. Nela estão descritas cinco experiências de Minipúblico on-line realizadas durante a pandemia de covid-19, que resultaram em cartas de recomendações entregues a entidades e órgãos públicos, ativistas e deputados estaduais e federais, vereadores e organizações que lutam pela garantia de direitos. A Revista registra a memória de um programa dinâmico de formação de cidadãos com foco no local, na rua, no bairro, na cidade, podendo ser replicado, ampliado e aprimorado. Entre os cinco artigos, a experiência da Avante – Educação e Mobilização Social, que atuou junto a representantes da comunidade escolar da Cidade Baixa (Salvador – BA), pelo direito à Educação na Pandemia. 
A proposta do Minipúblico é uma iniciativa do programa Decidadania, coordenado pelo Coletivo Delibera Brasil e tem como metodologia juntar pessoas de uma mesma comunidade para estudar, se aprofundar em um tema local, deliberar e fazer recomendações sobre os problemas enfrentados. A iniciativa é inovadora no campo da democracia pela forma como esse grupo representativo é formado – por sorteio aleatório -, e por propor etapas muito bem definidas para alcançar os resultados esperados, que são diversos, desde a ampliação do repertório dos participantes nos processos formativos, até a entrega de recomendações ao poder público.
O Programa Decidadania tem o objetivo de promover a participação cidadã informada nos processos de tomada de decisão pública no Brasil. A iniciativa articula duas frentes: constituição de um Polo de organizações da sociedade civil, às quais são oferecidas oportunidades de formação conceitual e prática para a implementação de processos deliberativos e a construção colaborativa da visibilidade do  “campo” deliberativo no Brasil.
A jornada formativa capacitou equipes de organizações em sete municípios de quatro das cinco regiões brasileiras. Além da Avante, participaram dessa experiência deliberativa cidadã, inédita no país, o Movimentação Juventude Negra Política; Grito dos Excluídos Continental; RBCE – Rede Brasileira de Cooperação em Emergências; o IPAD – Instituto Pensamentos e Ações para Defesa da Democracia; e a FAS – Fundação Amazônia Sustentável; que tiveram seus relatos de experiências publicados na Revista. 
A revista traz ainda um glossário, mapas, esquemas e gráficos com análise de dados que dão uma visão geral do Programa e detalhamentos de cada iniciativa, com depoimentos de participantes. Indicamos fortemente a leitura e o compartilhamento desse material recheado de esperança em dias melhores para todos e todas e com caminhos para aproximar as pessoas da criação de políticas públicas de forma participativa e propositiva.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Assuntos Relacionados

plugins premium WordPress
Pular para o conteúdo