Avante aborda Educação e comunidade em Seminário da Fundación Arcor

Fundación Arcor celebra 30 anos com Seminário Internacional: “Igualdade na educação: lacunas, debates e oportunidades”. Entre os painelistas convidados está Maria Thereza Marcilio, presidente da Avante – Educação e Mobilização Social. O evento acontece hoje, 20 de outubro, em Córdoba (Argentina), na Cidade Universitária.

O espaço de diálogo propõe reflexões sobre como  acompanhar a conquista da igualdade no exercício do direito à educação das crianças da região, a partir das mais diversas esferas de ação pública. Maria Thereza integra a mesa que aborda o tema Educação e comunidade – “Experiências educativas comunitárias”. Os especialistas presentes abordarão, também: Primeira Infância; Viver o presente e construir o futuro? O jogo e o brincar em espaços públicos; Políticas educacionais e infantis como criadoras de oportunidades, visões sobre “a educação do futuro ou o futuro da educação”. “É forte o sentimento de latinoamerica”, disse Maria Thereza durante a realização do evento .

Além da presidente da Avante, foram convidados: Mercedes Mayol Lassalle, presidente OMEP – Organização Mundial para a Educação Pré-Escolar; Patrícia Muñoz Garcia, defensora dos direitos da criança do Chile; Rafael Velasco, superior provincial padre dos Jesuítas na Argentina e Uruguai; Marisa Graham, defensora dos direitos NNyA Argentina; Amélia Lopes, defensora dos direitos das meninas e meninos da Província de Córdoba; Horácio Ferreyra, secretaria de Educação do município de Córdoba; Mariana Galli, vice-reitor acadêmico da Universidade Católica de Córdoba; Paula Querida, referência nacional da Rede de Cidades para meninas e meninos, Cidade Autônoma de Buenos Aires; Javier Garcia Moritain, diretor executivo do Grupo de Fundações e Empresas; Nestor Lopes, consultor internacional especializado em educação; Adrian Rosengardt, consultor, especialista em primeira infância; Patrícia Sarle, especialista em jogos e educação infantil.

A Fundación Arcor é integrante da Rede Nacional Primeira Infância (RNPI). A presidente da Avante já havia participado de eventos organizados pela Organização quando a Avante atuou como secretaria executiva da RNPI (2011 – 2012). E em 2019, quando o Instituto Arcor (Brasil) completou 15 anos, a convite para uma palestra. Ao longo da semana, Maria Thereza participou de reunião convocada pela Fundación Arcor, Defensoria Pública da Infância na Argentina e Unicef para apresentar a RNPI, com o intuito de formar uma rede semelhante em Córdoba e possivelmente em toda a Argentina. À noite, após a realização do Seminário, haverá um coquetel e amanhã uma oficina com diversas organizações para tratar do projeto da Rede.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Assuntos Relacionados

plugins premium WordPress
Pular para o conteúdo