logo_Prancheta 45

Avante participa de debate sobre a Base Nacional Comum à Educação Infantil

As consultoras associadas, Fabiola Bastos e Mônica Samia, levarão a contribuição da Avante – Educação e Mobilização Social para o Debate sobre a Base Nacional Comum para a Educação Infantil, organizado pelo Ministério da Educação (MEC). Com o apoio do Fórum Baiano de Educação Infantil (FBEI), do Proinfância na Bahia e da Faculdade de Educação-UFBA, o evento será realizado na próxima segunda feira, 25 de maio, no auditório II da Faculdade de Educação (FACED-UFBA).  O evento visa coletar informações para elaborar estudos que subsidiem a análise das propostas pedagógicas da educação infantil apresentadas no Plano de Ações Articuladas (PAR) nos estados da Bahia e Sergipe, e também orientar a Base Nacional Comum (BNC).

Os resultados desse debate subsidiarão a elaboração de um Documento Técnico, contendo análise das principais dimensões da Base Nacional Comum da Educação Infantil, a partir da comparação com as propostas pedagógicas implementadas pelos municípios dos estados mencionados. A Avante é uma das muitas instituições que estão se mobilizando e se articulando em torno das questões da Educação Infantil, na Bahia e Sergipe, para contribuir com o debate a partir do direito à aprendizagem e ao desenvolvimento.

Além de possuir uma longa história de participação ativa no debate sobre o assunto, a Avante está, neste momento, construindo, em parceria com a rede municipal de ensino de Salvador, o primeiro sistema de Educação Infantil direcionado para as crianças soteropolitanas, com o nome de Programa de Desenvolvimento da Educação Infantil (PRODEI). O evento contará com a presença das consultoras do MEC, Maria Carmen Silveira Barbosa e Laurinda Sousa Julião e da pesquisadora da UFBA Marlene Oliveira dos Santos.

Assuntos Relacionados

Pular para o conteúdo