logo_Prancheta 45

Agenda da Pré-escola promove diálogo família/instituição, com participação da criança

A Agenda da Pré-escola é um dos materiais elaborados para o Programa Nossa Rede Educação Infantil, fazendo parte do material da criança e deve acompanhá-la da instituição de Educação Infantil para casa, e da casa para a instituição. Funciona como uma mensageira, fortalecendo o diálogo entre a família e a instituição e inclui nesse fluxo a expressão da criança, possibilitando sua participação nesse diálogo. O material amplia o conhecimento das famílias sobre as crianças e os seus direitos.

A Agenda é dividida em três seções. Uma para professora/es e profissionais das instituições podem contar à família fatos ou eventos relevantes que aconteceram no dia, informar sobre passeios, reuniões, ou outra atividade que irá ocorrer e precisará do apoio familiar.

Outra sessão reservada à família, na qual é possível registrar eventos importantes que acontecem com a criança em casa. Dizer se ela sentiu dor, febre ou esteve doente. Informar, caso a criança precise se ausentar por uns dias, necessite chegar atrasada; caso a família precise de alguma ajuda ou orientação, pode solicitar à/ao professora/or agendamento de um horário.

E a seção “Para marcar o espaço da criança” disponibilizada para que as próprias contem como estão se sentindo ou o que fizeram num determinado dia, marcar o aniversário de uma amiga/o, fazer um desenho ou mandar recados para casa ou para a instituição de Educação Infantil.

O material foi elaborado coletivamente por diversos atores da Rede Municipal de Educação de Salvador para as instituições de Educação Infantil e sistematizado pela ‪Avante – Educação e Mobilização Social, em parceria com a Secretaria Municipal de Educação (SMED).

Assuntos Relacionados

Pular para o conteúdo