Roberto Santos: um amigo e conselheiro. Nos despedimos desse ilustre brasileiro!

É com imenso pesar que a Avante – Educação e Mobilização Social recebe a notícia da passagem desse patrimônio intelectual da Bahia – Roberto Santos. Um dos principais responsáveis pela reforma do ensino superior na Bahia, Roberto Santos foi professor titular e pesquisador da Faculdade de Medicina da Universidade Federal da Bahia, foi Reitor da mesma Universidade, ex-governador da Bahia, ex Presidente do CNPq e ex-Ministro da Saúde , deixando em cada passagem um legado para o estado e para o país. Honradez, dignidade, inteligência, aliada à visão de futuro e uma imensa capacidade de ação, por isso considerado publicamente como o maior baiano vivo. Discreto, não tinha traço algum de soberba ou de arrogância, mesmo tendo ocupado cargos da maior importância. Continuou acessível, curioso e interessado por todas as questões que afetam a sociedade. Para nós, parte um ilustre, um amigo e um conselheiro.
Roberto Santos colaborou com a atuação da Avante ao longo dos últimos 25 anos, como membro do Conselho desde o ano 2000. Ao passo que protagonizava seu papel de cidadão baiano com maestria, Roberto Santos acompanhava o processo de fundação da instituição, rememorando este episódio em depoimento concedido para a celebração dos 20 anos Avante. “Eu era muito amigo da família e acompanhei quando Maria Thereza e Ana Luiza tiveram a ideia de iniciar uma entidade, hoje Avante, prestadora de vários serviços de ação social, mas que teve e terá sobretudo uma ação muito especial em relação à Educação Infantil, para além de Salvador, no Brasil, e até mesmo internacional”, disse.
 
Desejamos todo o conforto à família e amigos que, apesar da saudade, coleciona motivos para celebrar a trajetória de vida desse grande brasileiro nascido na Bahia. Que vá em paz!
 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Assuntos Relacionados

Pular para o conteúdo