Quando Reggio narra

Reggio Emilia (Itália) – Uma vez por ano, quando o calor se aproxima, a cidade de Reggio Emilia se transforma, por um final de semana inteiro, num grande palco de contação de histórias chamado de Projeto ReggioNarra. Em 2013, este megaevento cultural aconteceu entre 1º e 2 de junho, exatamente quando a delegação do projeto Paralapracá participava do intercâmbio ao Instituto Reggio Children.A coincidência de agendas foi proposital e visava possibilitar que os participantes do intercâmbio vivenciassem uma experiência de integração adulto-criança como só em Reggio Emilia se vê.

As atividades do Projeto ReggioNarra começaram cedo, no sábado, assim como a peregrinação dos participantes do intercâmbio. Uma infinidade de histórias eram contadas nas ruas, escolas e praças, envolvendo atores, músicos, professores e pais – muitos pais.

As vielas do centro da pequena cidade lotaram de famílias que trafegavam à pé ou de bicicleta, carregando crianças pela mão ou na garupa. “O que mais me chamou atenção foi a quantidade de maridos passeando com as crianças, assumindo esse momento de lazer com leveza e alegria, como se espera dos pais”, comentou Ademar Delgado das Chagas, prefeito de Camaçari.
À noite, havia uma programação especial no teatro municipal, em várias sessões com os melhores profissionais do ramo.

No domingo, a primeira contação de histórias da biblioteca municipal foi conduzida por um profissional da área e, ganhando ares de espetáculo, logo lotou. Tinha até congestionamento de carrinhos de bebê na porta. Como era de se esperar, crianças pequenas e cuidadores tinham prioridade.


Em uma varejista de roupas, um pátio ao ar livre da loja foi reservado para receber a contadora de histórias Maria Antonietta Centoducati que surpreendeu a todos com o texto autoral “Eu sou belíssima”, sobre o paradeiro das principais personagens femininas de contos de fada da tradição europeia.
Não obstante os novos recurso da dermatologia e da estética, a rainha Malévola, por exemplo, não deixou de sucumbir ao envelhecimento. A Gata Borralheira, por sua vez, experimentou uma vida de poucos recursos mesmo casada com o Príncipe Encantado e acabou abrindo uma tratoria.

O encerramento do Projeto ReggioNarra aconteceu com a passagem de bonecos gigantes pelas ruas de Reggio Emilia.
Para saber mais sobre RegioNarra e conhecer a programação completa das atividades em 2013, acessewww.reggionarra.it
 
Fonte: http://www.institutocea.org.br
 
 

Assuntos Relacionados

Pular para o conteúdo