logo_Prancheta 45

Simões Filho vai contar com rádio voltada para crianças

A cidade de Simões Filho e a região metropolitana de Salvador ganharão uma rádio pública voltada para o público infanto-juvenil em 2013. Para discutir essa proposta inovadora e desenhar os caminhos para construir uma grade de programação, o Instituto de Radiodifusão Educativa da Bahia – Irdeb realizou o I Seminário de Comunicação, Infância e Adolescência, de 20 a 22 de maio. A Avante – Educação e Mobilização Social participou do evento, compondo a mesa sobre Comunicação e Educação e fez uma fala com ênfase no estímulo a criação de espaços atentos à primeira infância.

A criação da rádio dá um importante passo no estado na efetivação do direito à comunicação e cultura para crianças e adolescentes da região. A nova emissora abrirá espaço para participação infantil, oportunizando o acesso à produção e difusão de uma comunicação e cultura com foco na educação e no direito ao brincar. A rádio representa uma inovação ao estar atenta a um público que não conta com programação adequada em rádio aberta, nem mesmo nas emissoras públicas.

Na oportunidade, diferentes organizações e especialistas falaram sobre as relações entre a mídia e a infância e juventude. Ana Marcílio, coordenadora da Linha de Formação para Mobilização e Controle Social, falou sobre a rádio como espaço educador e o lugar da primeira infância, que conta com pouquíssimos espaços adequados e comprometidos com seu desenvolvimento.

Convidada para compor o conselho da nova emissora, Lídia Ortélio falou sobre a importância da brincadeira e do jogo com a palavra: “a música principia onde a palavra não alcança”. A jovem quilombola Marina Silva Barbosa falou sobre o potencial de visibilidade do protagonismo de crianças e adolescentes, como um espaço para participação ativa na produção da comunicação.

Assuntos Relacionados

Pular para o conteúdo