logo_Prancheta 45

Último Encontro Regional Prazer em Ler

Como Polo de Leitura de Salvador apoiado pelo Programa Prazer em Ler (PPL), do Instituto C&A, a Rede EMredando Leituras esteve no encontro de formação do Programa, entre os dias 13 e 16, em Recife.
O evento foi o último Encontro Regional do Programa Prazer em Ler no ano de 2012 e reuniu a Rede EMredando Leituras e os Polos de Leitura de João Pessoa, Natal, São Luis, Recife, Olinda, Betim e Belo Horizonte. Na pauta, temas importantes para a sustentabilidade dos projetos de fomento à leitura como: comunicação e visibilidade, enraizamento comunitário e políticas públicas de leitura. O encontro também incluiu em sua programação visita a 8º Festa Literária Internacional de Pernambuco(Fliporto), que aconteceu de 15 a 18 de Novembro, em Olinda.
O evento também foi uma oportunidade para que Volnei Canônica, coordenador do Programa Prazer em Ler, apresentasse um breve balanço do Programa e pudesse orientar os Polos sobre sua participação no edital 2013.
A Rede EMredando Leituras está no Programa Prazer em Ler desde sua criação, em 2006, e, desde então, participa dos seus encontros de formação. Segundo Rita Margarete, consultora associada da Avante – Educação e Mobilização Social e articuladora e mobilizadora da Rede, os encontros de formação são sempre muito ricos porque contribuem bastante para o aperfeiçoamento das ações de fomento à leitura que cada um dos integrantes da EMredando Leituras vem desenvolvendo. “Além disso, também são momentos de encontro e trocas entre os diversos Polos de Leitura apoiados pelo Programa”, diz Rita. Nesse sentido, a Rede EMredando Leituras vem se articulando com os outros polos do Nordeste e do Rio Grande do Sul, para a realização de ações de alcance nacional em 2013 com vistas no fomento à leitura e á criação e acompanhamento de política pública.
O encerramento do encontro ficou por conta de Volnei, que afirmou que “uma vez Prazer em Ler, sempre Prazer em Ler. Por isso, estaremos (Instituto C&A e os atuais parceiros) sempre juntos na luta por um país de mais leitores”.

Assuntos Relacionados

Pular para o conteúdo