A pandemia da Covid-19 tem demandado um novo olhar dos educadores da Educação Infantil, provocando-os a buscar novas estratégias e criar outras possibilidades de aprendizagem fora da sala de aula, aproveitando o próprio ambiente escolar. Neste momento de retorno das crianças, a área externa das escolas pode revelar um potencial ainda maior para o seu desenvolvimento, a partir do uso de materiais encontrados na natureza. Objetos do cotidiano também podem ganhar novas versões. Estas são algumas das considerações e mudanças fruto das ações de formação continuada dos profissionais da Educação Infantil de Cariacica (ES), focadas na reflexão das práticas, em especial, em como a organização dos espaços e materiais impacta na qualidade das experiências e aprendizagens das crianças.
Os resultados dos momentos formativos foram compartilhados durante o Seminário Boas Práticas, realizado pela Avante – Educação e Mobilização Social, no dia 16 de agosto. O evento, que aconteceu de forma virtual em virtude da pandemia da Covid-19, teve como objetivo promover o compartilhamento das experiências das duas escolas polo que fazem parte do Projeto de Formação de Profissionais da Educação Infantil, realizado desde 2019, por meio de parceria entre Avante, a Fundação Vale e a Secretaria Municipal de Educação: O Centro Municipal de Educação Infantil (CMEI) Alzira Maria de Jesus e o CMEI Maria Rachel do Nascimento.
Conheça cada experiência:
CMEI Alzira Maria de Jesus
CMEI Maria Rachel do Nascimento
Participaram do seminário: Mônica Samia, consultora associada da Avante e coordenadora do Projeto em Cariacica; além de Eliane Maura Littig e Lilian Lopes, coordenadora da formação continuada e coordenadora da Educação Infantil da Rede Municipal, respectivamente. O Seminário foi conduzido por Miriam Manucci, formadora da Avante.
O Seminário foi transmitido pelo canal da Avante no Youtube e marcou o fechamento do primeiro semestre de 2021 do Projeto. Os participantes das demais escolas da rede municipal, no segmento da Educação Infantil, acompanharam os relatos sobre o desenvolvimento do plano de ação nos dois CMEIs, além de interagir por meio do chat. As equipes das escolas pólo compartilharam suas experiências de como vêm desenvolvendo os planos de ação, pensando nos materiais que chegaram às unidades, mas também nos materiais que elas já tinham à disposição.