Avante

  /  Formação de Educadores e Tecnologias Educacionais   /  Natureza, novas possibilidades e aprendizagens para as crianças

Natureza, novas possibilidades e aprendizagens para as crianças

O CMEI Maria Rachel do Nascimento, da Rede Municipal de Educação de Cariacica (ES) é cercado de natureza e está localizado em uma região de manguezal. Rico em fauna e flora, é frequente a presença de visitantes da natureza como lagartos, guaiamuns e macaquinhos. Até uma cobra já apareceu na sala da secretaria! A área dos fundos era tomada pelo matagal e as crianças não podiam brincar, mas hoje, após a reforma, o espaço ganhou uma nova cara. E foi em meio às obras e à pandemia que a equipe de educadores recebeu, como um grande desafio, o convite para ser uma das duas escolas polo do Projeto de Formação de Profissionais da Educação Infantil, realizado desde 2019, por meio de parceria entre Avante- Educação e Mobilização Social, a Fundação Vale e a Secretaria Municipal de Educação. 

Cada escola polo ficou com o desafio de desenvolver um plano de ação desenvolvido durante a formação continuada dos profissionais, focada na reflexão das práticas, em especial, em como a organização dos espaços e materiais impacta na qualidade das experiências e aprendizagens das crianças. A experiência foi compartilhada durante o Seminário Boas Práticas, realizado pela Avante, no dia 16 de agosto. O evento, que aconteceu de forma virtual em virtude da pandemia da Covid-19. 

Durante sua exposição, Sandro Luis de Oliveira, professor do CMEI Maria Rachel do Nascimento, trouxe exemplos de uso de materiais do cotidiano a partir da investigação das crianças ao redor da escola, como cascas de árvores e folhas secas. Elas também ficaram muito curiosas a respeito de uma árvore que possuía cachos com frutos da cor marrom, o urucum. Logo, manifestaram interesse em extrair tinta dos frutos. “No primeiro momento da chegada à escola as crianças já saíram da sala de aula, do espaço das quatro paredes, e foram para o ar livre”, conta Sandro. 

Atividades investigativas também fizeram parte das experimentações com as crianças do CMEI, como o trabalho de observação da vegetação por meio do uso de lupas durante uma caminhada com as crianças pela escola. Os olhinhos atentos a todos os detalhes, analisando formato e cores das folhas e flores, estimulando a concentração e a troca de ideias entre os colegas, como explicou Sandro Luis. 

Cliquei aqui e saiba mais sobre o Seminário Boas Práticas.