Relações, espaços e educação de qualidade para a Rede Municipal de Salvador

Cerca de 720 gestores e coordenadores pedagógicos de instituições que municipais e conveniadas atendem crianças de 3 a 5 anos e técnicos das Gerência de Ensino (GE), e Diretoria Pedagógica (DIPE) da Rede Municipal de Salvador comparecem ao II Seminário Nossa Rede Educação Infantil – Espaços que transformam Relações, nos dias 19 e 20 de fevereiro (2019). No encontro tiveram a oportunidade de ouvir Leila Oliveira Costa, formadora há 20 anos, mestre em Educação e estudiosa da educação infantil, sobre a importância das relações que se estabelecem na convivência das crianças com os adultos nos espaços escolares. “Não adianta a gente montar um espaço aos moldes das fotos que vemos de Reggio Emilia [cidade italiana, referência em Educação Infantil], sem considerar as relações que se estabelecem neles”, disse Leila a uma plateia atenta e participativa, que interagiu com a palestrante e socializou suas práticas, reconhecendo a importância da diversidade do material disponível nos espaços frequentados pelas crianças para seu desenvolvimento integral.

O Seminário foi enriquecido com relatos de práticas das creches municipais e conveniadas sobre ações realizadas para qualificar os espaços e as relações para melhor atender as crianças. O evento contou com a presença de Bruno Barral, secretário municipal de educação, e Joelice Braga, diretora pedagógica da Secretaria Municipal (SMED).

Seguindo um programa formativo semelhante ao estabelecido após o I Seminário Nossa Rede Educação Infantil, que aconteceu em setembro de 2018, cujo público foram os profissionais que atuam nas creches (0 a 3 anos) públicas e conveniadas – pela primeira vez participando das formações da Rede -, coordenadores pedagógicos e gestores da pré-escola irão participar, após o Seminário, de um processo formativo continuado, que inclui encontros mensais, entre eles visitas in loco, até o mês de julho.
No II Seminário quatro instituições que participaram do primeiro ciclo formativo, após o I Seminário, compartilharam a experiência das formações in loco para implementação de um plano de mudança em relação aos desafios identificados em cada uma delas: o Centro Municipal de Educação Infantil (CEMI) Pio Bittencourt e o CMEI União Boca do Rio; e a Escola Creche São Roque e a Associação Criança e Família (creches conveniadas). As instituições destacaram o benefício proporcionado pelo processo de abertura para o trabalho colaborativo dentro da instituição e com um parceiro externo, no caso a Avante – Educação e Mobilização Social.

O Programa

O Nossa Rede é um programa da Secretaria Municipal de Educação (SMED) realizado, no segmento da Educação Infantil, em parceria com a Avante. Os moldes do Programa vêm sendo construídos de forma coletiva desde 2014, por meio de parceria entre a SMED e a instituição, ainda com o nome de PRODEI. Na ocasião foram elaborados, com participação de diversos atores da Rede, materiais para famílias, crianças, professores, coordenadores e gestores, entre eles o Referencial Curricular Municipal para a Educação Infantil de Salvador, e realizadas formações para implementação dos mesmos, além de ser criado o primeiro Sistema de Monitoramento (on line) para o segmento, para o qual o INDIQUE (Indicadores de qualidade na Educação Infantil, do MEC) foi adaptado para a realidade de Salvador.

Na atual etapa da parceria entre a Avante e a SMED está sendo realizada formação continuada para coordenadores pedagógicos e gestores de instituições municipais e conveniadas, e técnicos que atuam nas Gerências de Ensino (GE) e na Diretoria Pedagógica (DIPE), para atuarem como formadores da Rede, fortalecendo os processos formativos nas instituições. Toma como referência os documentos produzidos na primeira etapa do Nossa Rede Educação Infantil, a Base Nacional Comum Curricular (BNCC), entre outros.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Assuntos Relacionados

plugins premium WordPress
Pular para o conteúdo