logo_Prancheta 45

Rede Nacional Primeira Infância lança série de entrevistas sobre importância do homem no cuidado das crianças pequenas

No mês em que foi sancionada a lei que aumenta a licença-paternidade para empregados das empresas cidadãs de 5 para 20 dias, a Rede Nacional Primeira Infância (RNPI) lança uma série de vídeos sobre o envolvimento dos homens no cuidado das crianças pequenas. Quais os desafios e benefícios do fortalecimento desse vínculo? Para responder a essas questões, 11 especialistas sobre cuidado paterno falam de temas como a desnaturalização do cuidado, cultura machista, paternidade e segurança pública, paternidade e desigualdade social, licença-paternidade, feminismo e o papel do gestor público na promoção da paternidade. Os vídeos, com média de dois minutos de duração, estão disponíveis no site da RNPI e no youtube da Avante – Educação e Mobilização Social, e foram gravados durante o I Seminário Nacional Paternidade e Primeira Infância, que aconteceu em 2015, no Rio de Janeiro.

Entre os especialistas, estão gestores públicos, representantes de organizações da Sociedade Civil e de Universidades. Os entrevistados são Angelita Herrmann, da Área Técnica de Saúde do Homem do Ministério da Saúde; Daniel Costa Lima, mestre em Saúde Pública; Fabio Paes, da Aldeias Infantis SOS Brasil; Heloiza Egas, da Secretaria de Direitos Humanos da Presidência da República; Luciana Phebo, da Plataforma de Centros Urbanos do UNICEF; Marco Aurélio Martins, do Instituto Promundo; Marcos Nascimento, do Instituto Fernandes Figueira / Fiocruz; Maria Luiza Carvalho, da Universidade Federal do Rio de Janeiro; Mariana Azevedo, do Instituto Papai; Paulo Bonilha, então coordenador da Área Técnica de Saúde da Criança do Ministério da Saúde; e Thiago Queiroz, do blog Paizinho Vírgula.

GT Homens pela Primeira Infância

Um dos oito Grupos de Trabalho da Rede Nacional Primeira Infância é o GT Homens pela Primeira Infância, que reúne organizações de diferentes estados brasileiros que atuam na promoção do cuidado paterno. Uma das realizações do GT foi o I Seminário Nacional Paternidade e Primeira Infância, que aconteceu no Rio de Janeiro, nos dias 26 e 27 de agosto de 2015, que produziu um “Relatório Técnico”, que sistematiza relato dos debates e apresentações, e com recomendações aos gestores públicos sobre o tema.

O GT Homens pela Primeira Infância é integrado pelas organizações: Instituto Papai, Instituto Promundo, Aldeias Infantis SOS Brasil, Área Técnica de Saúde do Homem do Ministério da Saúde, Centro de Criação de Imagem Popular (CECIP), Comitê Vida da Secretaria Municipal de Saúde do Rio de Janeiro, Plan Brasil, e Portal Aleitamento.com.

Rede Nacional Primeira Infância

A Rede Nacional Primeira Infância reúne quase 200 organizações em todo o Brasil que atuam na defesa e promoção dos direitos das crianças de até seis anos de idade. A atual Secretaria Executiva da RNPI é realizada pelo CECIP – Centro de Criação de Imagem Popular, uma ONG com mais de 30 anos de atuação, sediada no Rio de Janeiro.

Fonte: RNPI

Assuntos Relacionados

Pular para o conteúdo