Gestora da Avante representa RNPI em Encontro do ProInfância

Gestora da Avante representa RNPI em Encontro do ProInfância
Em continuidade às atividades do projeto Acompanhamento e Assessoramento Pedagógico aos municípios contemplados pelo Proinfância no Estado da Bahia, será realizado o III Encontro Estadual do ProInfância Bahia MEC-UFBA. A gestora institucional da Avante, Maria Thereza Marcilio, estará presente no evento como representante a Rede Nacional Primeira Infância (RNPI) na mesa de abertura. “A RNPI tem tido presença forte nos debates sobre a Educação Infantil, tanto nos aspectos legais como nas propostas de programas e projetos governamentais. No Plano Nacional pela Primeira Infância (PNPI) há um capítulo sobre o direito à educação infantil, em consonância com o marco legal do país para este segmento e nosso papel é monitorar a realização do que já está preconizado”, diz Maria Thereza.
O evento apresentará como tema: A Educação Infantil no Estado da Bahia: os desafios estão postos! E o que estamos fazendo? e privilegiará discussões sobre a qualidade e as políticas públicas para a Educação Infantil no estado. “Nosso desejo é que o encontro seja uma experiência significativa para cada participante dos 244 municípios baianos atendidos pelo projeto. Assim, esperamos que seja também uma ação político-formativa e uma possibilidade para os municípios refletirem sobre a política pública municipal para a Educação Infantil, no sentido de assumir, cada vez mais, o compromisso com a construção de uma Educação Infantil de qualidade para todas as crianças de 0 a 5 anos de idade”, diz Marlene Oliveira dos Santos, Coordenadora Geral do ProInfância Bahia.
“Este evento é da maior importância, pois revela a mobilização pela educação infantil no Estado da Bahia. A construção de Centros de Educação Infantil (EI) em 244 municípios significa um aumento significativo do acesso à EI e consequentemente uma aproximação ao que está previsto em lei para o atendimento às crianças de 0 a 5 anos”, afirma Maria Thereza que também lembra que, além da construção dos Centros, o ProInfância realiza ainda ações de formação para os professores da Educação Infantil desses municípios em um projeto em parceria com a Universidade Federal da Bahia (UFBA). “No evento, esses professores estarão presentes para um momento comum de aprofundamento de temas fundamentais para a EI”, destaca.
Duas consultoras da Avante, Mônica Samia e Fabíola Bastos, ambas atuantes no Paralapracá, projeto do Programa Educação Infantil do Instituto C&A executado em parceira técnica com a instituição, estarão presentes amanhã, 28 de março – sexta, no Hotel Fiesta, das 8h às 17h. Mônica e Fabíola atuaram ao longo do ano de 2013 como formadoras do ProInfância e realizaram palestras em diversos pólos da Bahia. “O evento vai ressignificar o que foi discutido nos pólos de formação, quando estivemos com coordenadores e gestores da EI, equipe técnica das secretarias e, em alguns casos, o próprio Secretário da Educação. Nestas ocasiões nós abordamos o currículo na educação infantil, a organização dos espaços e dos materiais, além de avaliação na EI”, conta Fabíola Bastos que atua no projeto Paralapracá como coordenadora de monitoramento e foi formadora do Pólos de Euclides da Cunha e Senhor do Bonfim no ProInfância. Para ela, os temas abordados no encontro de amanhã serão de grande importância para se ter uma ideia da atual situação da Educação Infantil no estado, em especial os dados da pesquisa diagnóstica do segmento, que será apresentado pela professora doutora Maria Luiza Flores (UFRGS) e pelas professoras mestras Marlene Oliveira dos Santos (UFBA/MEIEB/FBEI) e Maria Isabel Souza Ribeiro (UFBA/FBEI).

Assuntos Relacionados

plugins premium WordPress
Pular para o conteúdo