logo_Prancheta 45

Experiências bem-sucedidas da Avante integram publicação do Canal Futura sobre combate ao trabalho infantil

Reunindo textos sobre o combate ao trabalho infantil, a cartilha pedagógica Pedra Papel Tesoura!, publicada em 2016 pelo Canal Futura (projeto social de comunicação comprometido com a transformação social), traz em suas páginas duas experiências bem-sucedidas realizadas pela Avante – Educação e Mobilização Social. Os projetos Todos juntos e Posso falar?, coordenados pela consultora associada fundadora da Avante, Ana Luiza Buratto, sob responsabilidade técnica de Glaucia Borja, consultora associada da instituição. Ambas convidadas a escrever para a publicação.


Na região Nordeste, onde a incidência de trabalho infantil é superior em relação aos dados nacionais, o Canal Futura tem acompanhado de perto a questão. Além da participação nos fóruns estaduais de erradicação do Rio Grande do Norte e Pernambuco, o Futura tem experiência de parcerias com várias organizações engajadas na temática nesses estados e também na Bahia, no Ceará e na Paraíba.


Essa articulação levou a equipe de mobilização a pensar em uma iniciativa que colaborasse para viabilizar as nuances dessa questão. Nesse contexto, nasceu o projeto Pedra, papel e tesoura, em parceria com a Fundação Telefônica Vivo, com o objetivo de sensibilizar e mobilizar professores para o enfrentamento ao trabalho infantil – uma das mais graves violações do direito da infância.


Na primeira etapa, o projeto formará 130 educadores dos estados da Bahia, Ceará, Maranhão, Pernambuco e Rio Grande do Norte. Durante o período de oficinas, serão distribuídos 300 kits pedagógicos do projeto. Com linguagem lúdica, cada kit tem uma cartilha para o educador, uma revista em quadrinhos, um DVD com spots de rádio e desenhos animados, além do documentário “Catavento – Tudo ao seu tempo”. Para a produção da cartilha, foram convidados especialistas na temática, oriundos de diferentes instituições, como a Avante, que contribuíram trazendo olhares e recortes diversificados sobre o tema do trabalho infantil.


Avante no Combate ao trabalho infantil


Realizado entre 2013 e 2015, em parceria com a Secretaria do Trabalho, Emprego, Renda e Esporte (SETRE), no âmbito da Agenda Bahia do Trabalho Decente (ABTD), o Todos juntos esteve presente em dois territórios de identidade com alto índice de trabalho infantil: Bacia do Paramirim e Itaparica. Neles, a Avante atuou junto aos representantes do Sistema de Garantia de Direitos (SGD) de 15 municípios, dando continuidade à mobilização realizada pela terceira e quarta edições das Caravanas de Combate ao Trabalho Infantil.


Também em 2013, a Avante firmou parceria com a Secretaria de Direito Humanos da Presidência da República (SDH), por meio do Conselho Nacional dos Direitos da Criança e do Adolescente (CONANDA), para a realização do projeto Posso falar?, com o objetivo de fomentar espaços de participação infantil (de cinco a 12 anos) para fortalecimento do SGD, em dez municípios do Semiárido baiano que possuem indicadores sociais baixos e crianças vivendo em contexto de trabalho infantil.
Saiba mais sobre os projetos Todos juntos e Posso falar?.

Assuntos Relacionados

Pular para o conteúdo