logo_Prancheta 45

#20anosAvante parceria pela educação infantil pública de qualidade

Em junho desse ano ela passou a desempenhar o papel de secretária municipal de educação de Salvador, sendo a primeira professora da Rede a assumir o cargo em 30 anos. Antes, Joelice Braga atuou como diretora pedagógica da Secretaria Municipal de Educação (SMED) quando da concepção e implementação do Programa de Desenvolvimento da Educação Infantil (PRODEI) que, em 2015, ampliado pela SMED para o Ensino Fundamental, tornou-se estruturante de uma política integrada de educação denominada Nossa Rede.

O encontro entre Joelice e a Avante já ultrapassa os dez anos de história, quando a instituição realizou o projeto Tecendo a Manhã, no município de Mata de São João (2003). “Ela era secretária de educação no município e estava realizando um belo e duro trabalho de reconstrução da educação municipal, que havia sido destruída nas ultimas gestões municipais. Fomos muito bem recebidas. Joelice muito simpática e comunicativa, como é do seu ser, tinha sob sua liderança um grupo interessante, com alguns profissionais do município empenhados em transformar a dura realidade”, conta Ana Luiza Buratto, consultora associada fundadora da Avante, que na ocasião coordenava o projeto.

“A Avante sempre esteve presente em minha vida como uma instituição coordenadora de processos de formação. Em todos os momentos em que pude estar na condição de pensar uma parceria boa para o poder público, a Avante esteve comigo. É uma grande parceira de todos nós. Eu aprendi muito com a Avante”, disse Joelice Braga. Em Mata de São João (BA), a Avante estabeleceu articulações e vínculos com o intuito de contribuir para o desenvolvimento de crianças de até seis anos e diminuir a situação de vulnerabilidade de crianças e adolescentes em relação à violência.

Em parceria com o UNICEF/IBEROSTAR e a Prefeitura Municipal de Mata de São João, o Tecendo a Manhã elaborou uma linha de base sobre as competências familiares; desenvolveu ações de fortalecimento do Sistema de Garantia de Direitos (SGD) da criança e do adolescente; das competências familiares mediante formação de reeditores sociais; e investiu na melhoria da educação infantil do município. Na terceira fase do projeto houve um foco no fortalecimento técnico e institucional da Secretaria Municipal.

Uma década depois, Joelice reencontra a Avante por meio do Nossa Rede Educação Infantil e compartilham a implementação do programa que vem se estabelecendo como um marco para esse segmento da educação em Salvador. Não à toa que, para ela, o trabalho da instituição é sinônimo de compromisso com a educação. “A instituição vai além do viés pedagógico e pensa a educação como política pública social, cuidando do papel de cada um dentro desse contexto, o que podemos fazer onde quer que estejamos, todos juntos, em prol da criança, em prol da primeira infância. A instituição tem demonstrado um compromisso social muito grande com a educação no nosso município, no nosso estado”, disse.

Joelice Braga atua na educação pública há 32 anos. Desses, 28 foram dedicados à rede municipal de ensino de Salvador. “A Avante, para mim, é sinônimo de garantia de direitos da criança, educação infantil, primeira infância. Sabemos que a Avante tem diversos campos de atuação, que vem desenvolvendo muitas metodologias e tecnologias para ajudar, em especial, a rede pública a pensar a educação. A educação infantil é foco há muitos anos da Avante. E ela é, de fato, precursora dessa discussão em todo o Brasil”.

Assuntos Relacionados

Pular para o conteúdo