Espetáculo para Primeira Infância encanta crianças na Semana do Bebê de Salvador

A expectativa era grande nos rostos dos adultos presentes às primeiras apresentações da companhia hispano-brasileira La Casa Incierta – arte para a primeira infância em Salvador (BA). Como reagiriam os bebês? A companhia subiu ao palco do Teatro de Dança da UFBA entre os dias 4 e 7 de novembro para a encenação do espetáculo Café Frágil como parte da programação da primeira edição da Semana do Bebê realizada no município (3 a 8 de novembro) realizada sob a coordenação da Secretaria Municipal de Educação (SMED) de Salvador e do UNICEF, ambos integrantes da Rede Estadual Primeira Infância (REPI-BA).  O espetáculo que já fora apresentado em países da Europa e Oriente Médio, agora chega a crianças de 0 a 2 anos de creches da Secretaria de Educação de Salvador.

Foram, no total, 11 apresentações do espetáculo no teatro da Escola de Dança da UFBA para crianças de 0 a 2 anos de creches públicas de Secretaria de Educação de Salvador. Uma média de 45 crianças, acompanhados de educadores e pais, formaram a plateia a cada dia de apresentação. “Um público sensível, carinhoso, absolutamente respeitoso e educado. Um autêntico luxo!”, conta a atriz e cantora brasiliense, Clarice Cardell, que integra a companhia La Casa Incierta e tem corrido o mundo com o espetáculo. Clarice diz ter ficado encantada com os olhares atentos, as gargalhadas deliciosas, as expressões de encanto “e um certo desconcerto de vários adultos com a capacidade infinita e poética de concentração e entendimento de crianças de 0 a 2 anos de idade”.

“Foi fantástico! Além da atenção, a interação que houve entre a atriz com os bebês e os bebês com ela. É tudo muito singelo, tranquilo e delicado”, disse Solange Mendes, Supervisora do GT Educação Infantil da Coordenadoria de Ensino e Apoio Pedagógico (CENAP), da Secretaria Municipal da Educação (SMED) de Salvador, que promoveu a vinda da companhia para a Semana do Bebê.

O Espetáculo Café Frágil, produzido e encenado pela Companhia de Teatro La Casa Incierta, é uma referência em todo o mundo na arte para a Primeira Infância. As apresentações oportunizaram as crianças, em especial aos bebês, viver uma experiência diferente por meio do Teatro. Clarice afirma no site da companhia que “o teatro é uma arte única e privilegiada que tem muito a oferecer ao desenvolvimento intelectual e emocional de qualquer ser humano, em qualquer fase de sua vida”. E despede-se de Salvador com agradecimento especial: “Queríamos agradecer à Avante por ter feito esta ponte, o possibilitar este encontro com as crianças soteropolitanas”.

 

Assuntos Relacionados

plugins premium WordPress
Pular para o conteúdo