CooperFeira Novo Sabor é referência para feiras livres

Há menos de um ano a CooperFeira Novo Sabor – Cooperativa de Alimentos da Feira de São Joaquim visitava um empreendimento de economia solidária para conhecer seu funcionamento. Agora, a Cooperativa se torna uma referência e recebe representantes da Associação dos Feirantes de Alagoinhas. “Eles vieram para ver como a gente reaproveita os refugos porque querem fazer o mesmo lá na feira de Alagoinhas”, explica a cooperada Carmem Lúcia dos Santos.

A maioria dos visitantes era açougueiro e não conhecia a Feira de São Joaquim, por isso os cooperados os recepcionaram com um tour. Após almoço conjunto, feito com refugos da Feira, teve início o bate papo sobre a criação da CooperFeira, a construção da sua sede e seu processo de produção. “Nós temos um espaço e queríamos entender os caminhos para criar um grupo produtivo. O tempo de discussão foi curto porque tínhamos hora para voltar, mas deu para ter uma noção. Agora esperamos a CooperFeira lá em Alagoinhas para conhecer a nossa feira. Fomos recebidos com muito carinho e queremos retribuir isso.”, conta Gilvaldo da Conceição Costa, presidente da Associação dos Feirantes de Alagoinhas, conhecido como Gil Sucesso.

A  Associação de Feirantes de Alagoinhas conheceu a CooperFeira Novo Sabor por meio de uma reportagem na televisão e logo procurou a equipe do projeto É Dia de Feira Solidária, que fez a ponte entre os feirantes de Alagoinhas e os cooperados de São Joaquim.  “Essa foi uma oportunidade interessante de intercâmbio porque envolve duas realidades muito parecidas e o papel do projeto é incentivar e viabilizar esses primeiros contatos, fortalecendo essa ação para que os próprios membros da Cooperativa possam expandir futuramente”, explica Fabiane Brazileiro, coordenadora do projeto É Dia de Feira Solidária, da Linha de Formação para o Trabalho, da Avante – Educação e Mobilização Social. O Projeto fomenta e apoia a CooperFeira Novo Sabor, em parceria com a Secretaria do Trabalho, Emprego, Renda e Esporte (SETRE).
 

Assuntos Relacionados

plugins premium WordPress
Pular para o conteúdo